O Governo vai abandonar o projecto de alta velocidade ferroviária Lisboa-Madrid elaborado pelo anterior executivo e apostar numa linha de mercadorias que ligue os portos portugueses à capital espanhola e, dali, ao resto da Europa.
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"Quanto ao anterior projecto de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, o mesmo será abandonado", lê-se no Plano Estratégico dos Transportes (PET) para o período 2011-2015, elaborado pelo Ministério da Economia e a que a Lusa teve acesso.
"Em alternativa, será dada prioridade à ligação ferroviária de mercadorias entre os Portos de Sines/Lisboa/Setúbal, a plataforma logística do Poceirão e Madrid/Resto da Europa", acrescenta o documento.
Segundo o PET, estão a ser desenvolvidas negociações com o Governo Espanhol para "garantir o prolongamento deste eixo ferroviário além Madrid e até aos Pirinéus, assegurando uma ligação ferroviária interoperável de mercadorias entre Portugal e o Centro da Europa".
Ao mesmo tempo decorrem também contactos com a "Comissão Europeia no sentido de rever o modelo de alocação de fundos comunitários a este projecto", no sentido de baixar o esforço financeiro do Estado no projecto.
No que respeita ao troço Poceirão-Caia, que integrava a linha Lisboa-Madrid e cuja construção foi adjudicada ao consórcio liderado pela Brisa e pela Soares da Costa, o Governo refere que o contrato aguarda a "pronúncia do Tribunal de Contas relativamente à legalidade do processo concursal", feito na legislatura anterior.