
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos defendeu, esta quarta-feira, um alargamento do prazo para a entrega das declarações de IRS para trabalhadores dependentes e pensionistas, apontando falhas no portal da Autoridade Tributária e Aduaneira.
"Muitos contribuintes não estão a conseguir entregar a declaração de IRS [Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares]. Hoje temos tido esse 'feedback'. Estamos a defender que devia haver uma prorrogação do prazo para a entrega da declaração eletrónica", disse Paulo Ralha na Assembleia da República, depois de ter entregado uma petição contra o encerramento de repartições de Finanças.
O prazo para os trabalhadores dependentes e pensionistas entregarem as declarações de IRS relativas aos rendimentos de 2013 através da internet termina esta quarta-feira.
Já na terça-feira, também o bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) tinha denunciado à agência Lusa que os contribuintes não estavam a conseguir entregar as declarações de IRS no Portal das Finanças, apontando igualmente falhas no portal.
Para o presidente do STI, estas falhas devem-se a uma "falta de investimento na estrutura informática da AT". Paulo Ralha defendeu que o sistema deveria ser renovado de "quatro em quatro anos", mas que "neste momento tem 12 anos".
Estes são constrangimentos "que se verificam no dia-a-dia" dos trabalhadores dos impostos, sublinhou o sindicalista.
