O tráfego de passageiros nos aeroportos portugueses cresceu 4,7% nos primeiros seis meses do ano, face ao mesmo período de 2009, para um total acumulado de 11,28 milhões de pessoas, indicou a Aeroportos de Portugal.
Corpo do artigo
De acordo com a empresa que gere os aeroportos internacionais de Lisboa, Porto, Faro e Açores, "em termos acumulados - Janeiro a Junho de 2010 face a Janeiro a Junho de 2009 - verifica-se que o tráfego comercial de passageiros processado nos aeroportos geridos pela ANA apresenta uma subida de 4,7%".
"Este crescimento confirma o optimismo na recuperação do tráfego depois das descidas acentuadas verificadas nos meses de Abril e Maio passado causadas pela nuvem de cinzas vulcânicas que afectou o espaço aéreo europeu", explica a ANA.
O total de passageiros processados pela ANA nos aeroportos nacionais foi de 11.281.047 pessoas, dos quais 6,3 milhões no aeroporto internacional de Lisboa (mais 3,8%), 2,319 milhões no Porto (mais 14,1%) e 2,117 milhões em Faro (-0,6%). Nos Açores, a variação foi mínima (0,1%), para os 543,5 mil passageiros.
"O Aeroporto de Faro, fruto de ter sido o mais penalizado com os cancelamentos de voos registados pelo problema verificado no espaço aéreo europeu regista ainda uma pequena perda (- 0,6%), situação que a ANA acredita que estará debelada já no próximo mês de Julho, fruto do bom desempenho verificado este mês", indica a empresa.
'Low cost' subiu 10,3%
Nos números acumulados do semestre, a ANA destacou "o crescimento do segmento regular (2,4%) com especial incidência no 'low cost', que apresentou um crescimento de 10,3%".
"Em termos de mercados, destaque para os crescimentos do brasileiro (31%), italiano (20,4%), francês (9,7%) e espanhol (9,5%)", acrescenta a empresa.
Já no crescimento por companhias aéreas, a ANA destaca positivamente "a Ryanair, a easyJet, a Air Berlin, o Grupo SATA e a TAP Portugal".
Na análise mensal, a ANA registou uma subida de 9,4% do tráfego em Junho, face ao mesmo mês de 2009.
"O tráfego de passageiros nos aeroportos ANA no mês de Junho de 2010 revela uma subida de 9,4% em relação ao período homólogo do ano transacto. Este resultado confirma o bom desempenho dos aeroportos nacionais, tanto mais que as estatísticas internacionais já disponíveis apontam para uma média mundial e europeia no crescimento de tráfego de passageiros de 5,5% e 1,3% respectivamente no mês de Junho", indica a empresa.
