Uma missão técnica da troika analisa, terça-feira, em Lisboa, com o Governo as medidas de austeridade anunciadas pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, informou o Ministério das Finanças.
Corpo do artigo
O ministério de Vitor Gaspar, em comunicado divulgado esta segunda-feira, acrescenta que os técnicos da Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) se encontram "partir de amanhã" [terça-feira] em Lisboa para "analisar com o Governo" as medidas apresentadas.
Na sexta-feira, o primeiro-ministro, numa declaração ao país, anunciou um pacote de medidas para poupar 4,8 mil milhões de euros nas despesas do Estado até 2015, incluindo o aumento do horário de trabalho da função publica de 35 para 40 horas semanais, a redução de 30 mil funcionários públicos e o aumento da idade da reforma para os 66 anos de idade.
Passos Coelho anunciou ainda a intenção de criar uma contribuição sobre as pensões, e de aumentar já este ano as contribuições para os subsistemas de saúde dos trabalhadores do Estado (nomeadamente a ADSE) em 0,75 pontos percentuais e no início de 2014 em 0,25 pontos percentuais.
O primeiro-ministro anunciou ainda que o Governo pretende limitar a permanência no sistema de mobilidade especial a 18 meses e eliminar os regimes de bonificação de tempo de serviço para efeitos de acesso à reforma.