O Governo convocou os parceiros sociais para uma reunião com a troika no dia 26 de fevereiro, no âmbito da décima primeira avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal, disse um dos parceiros.
Corpo do artigo
"No âmbito da décima primeira avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF), venho por este meio confirmar a deslocação dos representantes da 'troika' (composta pelo Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia) ao Conselho Económico e Social para uma reunião com os parceiros sociais no próximo dia 26 de fevereiro às 15 horas", refere a convocatória enviada pelo chefe de gabinete do Secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas.
De acordo com a convocatória, "no sentido de assegurar a eficácia do encontro, cada confederação sindical e patronal deverá fazer uma intervenção inicial de dez minutos".
Os parceiros sociais foram ainda convocados, a pedido do Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, para uma reunião da Comissão Permanente de Concertação Social no dia 19.
A reunião de concertação social da próxima semana tem como ponto único de agenda a preparação, com a Ministra de Estado e das Finanças, da décima primeira avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal pela troika.
A décima primeira avaliação da troika, e penúltimo exame regular a Portugal, começa a 20 de fevereiro.
Este exame, à semelhança dos anteriores, tem como objetivo analisar "o trabalho realizado e o planeamento dos últimos meses" do PAEF.
O PAEF prevê, ao longo da sua vigência, a realização de exames regulares trimestrais, sendo este o penúltimo antes do final do programa, em junho de 2014.