O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que participa esta segunda-feira, em Bruxelas, numa cimeira da zona euro sobre a Grécia, anulou uma intervenção que devia fazer na terça-feira em Estrasburgo no Conselho da Europa, indicou a organização.
Corpo do artigo
O gabinete de Tsipras confirmou o cancelamento, depois de ter sido o próprio primeiro-ministro grego a propor discursar a 23 de junho na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.
Após cinco meses de negociações que não produziram qualquer acordo, Atenas e os principais intervenientes na crise grega já participaram esta segunda-feira, em Bruxelas, numa reunião de ministros das Finanças da zona euro e vão ainda marcar presença, às 18 horas de Lisboa, numa cimeira de chefes de Estado e de Governo também da zona euro.
Tsipras tem uma série de reuniões com representantes dos credores, Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI).
Se não chegar, entretanto, a acordo com os credores, a Grécia poderá não estar em condições de pagar cerca de 1,6 mil milhões de euros ao FMI a 30 de junho, entrando em incumprimento.