Luís Araújo, presidente da autoridade turística nacional, incentivou região a centrar estratégia nas rotas e no programa daquela companhia em Madrid.
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As críticas à estratégia da TAP para o Norte marcaram um encontro com agentes da região, em que o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, incentivou-os a apostar na Iberia como parceiro estratégico e em Madrid enquanto aeroporto de ligação internacional, em vez de esperarem pela companhia de bandeira portuguesa.
A reunião promovida pelo Turismo do Porto e Norte, que tem acusado a TAP de menosprezar a região, e em que participou a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, começou com várias críticas à transportadora nacional e com as mesmas reivindicações que têm sido apresentadas ao ministério de Pedro Nuno Santos. Foi então que, segundo relataram ao JN vários participantes no encontro, Luís Araújo respondeu-lhes que deveriam esquecer a TAP como parceiro estratégico e, em vez de insistirem nas críticas, aconselhou-os a virarem agulhas para a Iberia, pela diversidade de ligações em Madrid. Sobretudo quando a Iberia tem realizado contactos no sentido de promover essa parceria.
"O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, pediu ajuda para transformar Madrid no aeroporto de conectividade internacional para o Porto", disse ao JN fonte presente na reunião. E lembrou que "a Iberia tem naquele aeroporto ligações que cobrem praticamente todos os continentes".
Para reforçar a mais-valia de uma parceria com a companhia espanhola, Luís Araújo terá destacado, desde logo, a participação do Porto no programa de "stopover" da Iberia, que convida passageiros a visitar vários destinos dos dois países, com desconto, envolvendo, para além do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, também os de Lisboa e Faro.
Aumentar rotas
O desafio do Turismo de Portugal, autoridade nacional integrada no Ministério da Economia e Mar, foi bem acolhido por participantes na reunião ouvidos pelo JN, que interpretaram as palavras de Luís Araújo como um apelo para que, se chegam à conclusão de que não podem contar com a TAP, então que aprofundem os contactos com a Iberia.
Isso já tem sido feito quer pelo Turismo de Portugal, quer, no plano mais local, pela Câmara do Porto. Anteontem, a Autarquia deu nota disso. "O Aeroporto Francisco Sá Carneiro é visto como ponto estratégico nos objetivos da Iberia e da British Airways, que pretendem intensificar o número de rotas a partir da Cidade Invicta", anunciou.
Rui Moreira recebeu na terça-feira a representante em Portugal das duas companhias. Já na reunião de ontem de manhã, esteve a vereadora Catarina Santos Cunha. Porém, tal como outros participantes, não quis prestar declarações por ter sido feita à porta fechada.
O JN pediu, sem sucesso, um esclarecimento a Luís Araújo sobre a reunião. Também a secretária de Estado Rita Marques, o presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, o líder da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, a AEP e a Associação Nacional de Restaurantes não quiseram comentar.
Polémica
Ministro é alvo
No início de abril, perante a notícia do JN sobre o corte nas rotas do Porto, o PSD anunciou que ia chamar Pedro NunoSantos ao Parlamento. O ministro das Infraestruturas admitiu que a TAP só consegue ser rentável em Lisboa, mas garantiu que a estratégia "não está a travar o desenvolvimento económico do Norte".
"TAP regional"
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acusou o Governo de querer transformar a TAP numa "companhia regional" para servir o "hub" de Lisboa. E disse que a transportadora está a "abandonar mais uma vez" o aeroporto do Porto.
Reestruturação
Nuno Botelho tem sido um contestatário da estratégia da TAP. O presidente da Associação Comercial do Porto considerou que a aprovação do plano de reestruturação da companhia era uma "péssima notícia para os contribuintes".
Milhões a injetar
Um montante de 2550 milhões de euros foi aprovado pela Comissão Europeia para o Estado português injetar na TAP. "É uma fatia enorme dos nossos impostos que está a ser enterrada na TAP", criticou o PSD.
Menos lugares
Conforme o JN noticiou a 2 de abril, a operação da TAP para o verão deste ano vai contar com menos sete rotas e oferecer menos 705 mil lugares com partida do Norte face ao verão de 2019.
Quem aposta
Em contrapartida, companhias estrangeiras como a KLM, Lufthansa, Swiss, EasyJet e Ryanair aumentam lugares.