A Renault vai ressuscitar as icónicas formas da primeira geração do Twingo, desta feita com um modelo 100% elétrico, que deverá custar menos de 20 mil euros. Ainda não são conhecidos pormenores técnicos, mas a carroçaria será dotada de cinco portas e a autonomia deverá refletir o carácter urbano do modelo.
Corpo do artigo
O Twingo E-Tech, ainda na forma de protótipo, será revelado no Salão Automóvel de Paris, que abre portas na próxima segunda-feira, dia 14. Mantém o original desenho do modelo lançado em 1992 e deverá preservar "as cores vibrantes e a capacidade de tornar o quotidiano mais agradável", que fizeram dele "um exemplo perfeito do que a Renault quer dizer com “os automóveis para serem vividos”.
Mantém a silhueta de monovolume, terá um teto fixo em vidro e serão mantidos os faróis dianteiro conhecidos como "olhos de rã", agora integrados em anéis LED flutuantes, assim como a emblemática traseira, mas com a moldura preta em torno do vidro traseiro a adicionar um toque moderno.
As luzes traseiras, com o mesmo formato dos faróis dianteiros, "conferem ao automóvel uma sensação de alta tecnologia" e o protótipo, que vimos em Paris aquando da apresentação da nova Renault 4, ainda sem interior, deverá corresponder em cerca de 80% ao modelo final, que deverá ser lançado em 2026.
A marca ainda estuda as soluções de flexibilidade que marcaram o Twingo quando surgiu, como sejam os bancos dianteiros totalmente reclináveis e o banco traseiro deslizando sobre calhas, solução que permitia oferecer uma capacidade interessante da bagageira ou um espaço interior digno de carros do segmento superior.
No capot deverão ser mantidas as três pequenas aberturas, sem outra utilidade que não seja um piscar de olhos ao modelo que vendeu mais de 2,6 milhões de unidades na sua forma original.