Eurogrupo toma decisões dentro de um mês, Comissão apresenta pacote em dezembro.
Corpo do artigo
Os ministros das Finanças da Zona Euro declararam-se "otimistas" quanto aos preços da energia na região, sem tomarem decisões, no final da reunião desta segunda-feira do Eurogrupo quanto a medidas propostas por países como a Espanha e a França.
O comissário europeu da Economia disse que a Comissão está a estudar um pacote de medidas "temporárias e dirigidas", a apresentar em dezembro. O tema continuará a ser debatido esta terça-feira no Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros, e amanhã, no Parlamento Europeu.
"Ouvimos a posição de todos. Em outubro tomaremos uma decisão", resumiu Paschal Donohoe, presidente do Eurogrupo, falando sobre as propostas da França e da Espanha sobre uma estratégia conjunta que passe pelo regresso da regulação de preços da energia.
O comissário europeu da Economia assegurou que a situação é "temporária e sazonal", assim como o efeito na inflação europeia, que não deverá prolongar-se até 2022. Paolo Gentiloni disse para "não esperarem uma revolução" do pacote de medidas que está a ser estudado pela Comissão para que os estados-membros possam combater o aumento de preços e que será apresentado em dezembro.
Os preços da eletricidade e gás podem afetar mercadorias como o petróleo e os metais e isso pode comprometer a recuperação económica da Europa, alertou Klaus Regling, diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade.