O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse quinta-feira que a União Europeia está a fazer o seu "trabalho de casa" para superar a crise, e desafiou outras economias a contribuir para uma solução.
Corpo do artigo
"A interdependência é a realidade de hoje", disse Barroso, numa declaração conjunta com o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, no primeiro dia da cimeira do G20, em Cannes.
No documento revelado esta tarde, os responsáveis sublinham que a União Europeia (UE) vai fazer um apelo a todos os membros do G20 para fazerem a sua parte.
"Apenas com a acção ambiciosa de todos seremos capazes de gerar crescimento e devolver os 200 milhões de desempregados de todo o mundo ao trabalho", acrescentaram Barroso e Rompuy.
"Como podemos garantir um futuro estável para as gerações vindouras?" é a questão que, defendem os responsáveis, deve ser tida em consideração pelos decisores políticos presentes no G20.
Medidas para estimular o crescimento são um "elemento essencial" da estratégia europeia, argumentam.
"No final, apenas o crescimento económico sustentado pode trazer de volta a confiança, criar empregos e absorver as dívidas", concretizam ainda os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu.
A cimeira de dois dias do G20 é constituída pelo grupo das 19 grandes economias mundiais em conjunto com a UE, que representam 80% do PIB mundial. Com fim previsto para sexta-feira, a reunião dos principais líderes está a ser dominada pela crise das dívidas soberanas europeias.