A Toyota vai entrar no mercado dos SUV compactos elétricos, retomando a denomição Urban Cruiser. Estará equipado com baterias de 49 kWh e 61kWh de capacidade (144 e 174 cavalos de potência, respetivamente) e deve chegar à Europa no início de 2026.
Corpo do artigo
O fabricante salienta que a sua introdução "marca mais um passo importante na estratégia multi-tecnologia da Toyota", que visa oferecer aos clientes uma ampla escolha de tecnologias eletrificadas em toda a Europa. O objetivo é a redução de 100% de CO2 até 2035, "contribuindo para o objetivo da Toyota Motor Europe de neutralidade carbónica até 2040".
E, até 2026, a Toyota terá 15 veículos com emissões zero na sua gama, incluindo seis veículos elétricos a bateria que utilizam uma plataforma dedicada.
Design
O Urban Cruiser, que "primo direito" do Suzuki Vitara elétrico, distingue-se pela dianteira em “tubarão cabeça de martelo” – a mais recente linguagem de design da Toyota e uma assinatura luminosa traseira que se estende a toda a largura da porta da bagageira.
O modelo tem dimensões ligeiramente superiores às do full-hybrid o Yaris Cross, apresentando um comprimento de 4,28 metros, uma largura de 1,800 m, uma altura de 1,64 metros e uma distância entre eixos de 2,7 metros.
O Urban Cruise tem um raio de viragem de 5,2 m e as jantes em liga leve, de 18 ou 19 polegadas de diâmetro, são equipadas com coberturas de roda que poupam peso e apoiam a qualidade aerodinâmica do automóvel.
Interior espaçoso
No interior destaca-se um sistema de bancos traseiros deslizantes (semelhante à da primeira geração do Yaris), que permite criar um espaço equivalente ao de um SUV do segmento D. Os bancos são rebatíveis numa configuração 40:20:40 e podem também ser reclinados.
O painel de instrumentos baixo e horizontal combina com uma posição de condução elevada para proporcionar melhor visão ao condutor e aos passageiros.
Os bancos e os acabamentos combinam o preto e o cinzento escuro e a iluminação ambiente oferece 12 cores diferentes para definir um ambiente de habitáculo adequado à viagem ou à altura do dia.
Motorizações
O Urban Cruiser terá duas opções de capacidade de bateria e a opção de tração dianteira ou integral (apenas nalguns países europeus) ambas com tecnologia de fosfato de ferro-lítio,.
Uma bateria de 49 kWh de capacidade estará disponível na versão com tração dianteira (FWD), proporcionando uma potência de 106 kW / 144 cv. Adicionalmente, haverá uma bateria de 61 kWh de capacidade que produz 128 kW / 174 cv.
Em determinados mercados europeus, o modelo será também proposto com tração integral (AWD). Nesta versão, a bateria de 61 kWh de capacidade debita 135 kW / 184 cv.
Todas as versões do Urban Cruiser estão equipadas com uma bomba de calor economizadora de energia para o sistema de ar condicionado e um pré-aquecimento manual da bateria para otimizar o desempenho com temperaturas mais baixas.
Segurança
O SUV terá de série diversos sistemas de segurança ativa e de assistência ao condutor, incluindo um sistema de pré-colisão, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de saída da faixa de rodagem e assistência à manutenção na faixa de rodagem.
Um sistema de câmara de 360 graus proporciona ao condutor uma visão completa do ambiente que rodeia o automóvel ao manobrar ou ao estacionar em espaços apertados.
O painel de instrumentos integra um painel digital de 10,25 polegadas do condutor e o ecrã multimédia de 10,1 polegadas numa única unidade.
A Toyota ainda não divulgou dados de autonomia ou de consumos, nem tão pouco os preços previstos.