Portugal acompanha a tendência com uma queda de 31% entre os registos de janeiro do ano passado com os deste ano.
Corpo do artigo
As vendas da Tesla, empresa detida pelo controverso Elon Musk estão a cair a pique na Europa, e consequentemente, também em Portugal.
Com base nos primeiros números de vendas de janeiro deste ano, o construtor de automóveis elétricos americano caiu em todos os mercados europeus de uma forma abrupta, sendo que, em Espanha, o valor atingiu uma queda de 75%, enquanto em Portugal se situou nos 31%.
A justificação para estes valores tão negativos, tem a ver, segundo especialistas, com a possível insatisfação com a intromissão de Elon Musk na política europeia e nas atitudes próximas da extrema-direita. Há mesmo sondagens a concluir que a sua atuação ativa na política está a afetar a Tesla. No entanto, existe outra explicação, que tem a ver com a substituição do modelo mais vendido da marca.
A verdade é que o construtor automóvel americano caiu em todos os mercados e entregou cerca de metade dos veículos do ano passado.
O primeiro trimestre costuma ser sempre mais difícil para a Tesla, porque tenta vender todo o seu “stock” nos últimos meses do ano para impulsionar o seu desempenho financeiro anual.
Esta política empresarial faz com que a Tesla tenha poucos carros para entregar no primeiro trimestre de cada ano. O outro fator significativo é o novo Model Y, recentemente revelado.
A Tesla está atualmente a fazer a transição do seu carro mais vendido para o novo design, o que afeta a produção e o “stock”.