Vinte e quatro municípios do Minho vão, a partir de hoje, promover em uníssono a região, a sua identidade e as suas tradições, na maior feira de turismo do país, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que terá lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
Corpo do artigo
Vão apresentar trabalho ao vivo de artesãos e de chefs de cozinha, degustação de vinhos verdes, gastronomia, produtos locais e doces tradicionais, divulgação de percursos pedestres e equestres, de roteiros religiosos, eventos, solares e alojamentos turísticos, jogos tradicionais, folclore e música típica.
A iniciativa conjunta, designada “Amar o Minho”, pretende, segundo comunicado divulgado pelo promotor (Alma Rural), fazer do stand minhoto uma montra do “ambiente de variedade, multiplicidade e diversidade” da região.
“A participação na BTL pretende marcar o início de uma nova etapa de desenvolvimento no âmbito da futura EEC PROVERE Minho IN 2030 e, por sua vez, divulgar a diversidade que compõe o Minho, a uma só voz num só território, destacar a variedade de opções existentes no território, afirmar a identidade minhota, reforçando a marca “Amar o Minho” de forma consistente”, indica o comunicado, informando que o espaço “Amar o Minho” [no stand 1C03], partilhado com a Entidade do Turismo do Porto e Norte de Portugal, terá cerca de 108 m2, “mais do dobro do espaço quando comparado com participações anteriores”.
Ali estarão representando todos os municípios da região minhota, entre eles, com maior número de atividades, os de Viana do Castelo, Barcelos, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Cabeceiras de Basto, Braga, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Fafe, Valença, Ponte da Barca, Mondim de Basto, Arcos de Valdevez e Caminha.
No primeiro dia da BTL, esta quarta-feira, 28, além de demonstração de produtos de todo o Minho, haverá exibição de artesãos de bordados de Viana e pintura de galos de Barcelos, assim como degustação de vinhos verdes e doces tradicionais deste último concelho, e provas de vinhos de Guimarães, Arcos de Valdevez, um workshop de "pâtisserie" de Vila Nova de Famalicão, apresentação de enogastronomia de Cabeceiras de Basto, e do projeto Guimarães 360 3D “Viagem Imersiva pelo território”.
“A região do Minho é uma das mais diversificadas na oferta aos turistas, proporcionando uma experiência completa a quem a visita. Aproximar esse potencial turístico aos mercados e agentes do setor turístico é essencial para o desenvolvimento e o crescimento da região e um dos principais objetivos da presença na BTL”, concluiu o promotor da ação.