O volume de negócios no comércio a retalho caiu 10,3% em Dezembro, face ao mesmo mês de 2010, enquanto as vendas diminuíram 9,7% e o desemprego no sector aumentou 5,6%
Corpo do artigo
Para o conjunto do ano de 2011, o índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho do Instituto Nacional de Estatística (INE) diminuiu 6,8%, uma variação negativa de menos 0,2% face ao ano anterior.
O volume de negócios do comércio a retalho teve em Dezembro do ano passado uma taxa de variação de menos 10,3% face ao mesmo período do ano anterior, e de menos 9,2% face a Novembro.
O INE destaca que, neste rubrica, a diminuição mais intensa se registou nos produtos não alimentares, cujo índice passou de uma taxa de variação de menos 12,6% em Novembro para menos 13,9% em Dezembro, diminuindo 6,5%, quando face a Novembro tinha reduzido 5,9%.
O emprego diminuiu 5,6% em Dezembro, quando tinha caído 4,6% em Novembro.
O índice de remunerações do comércio a retalho diminuiu 3,1% em termos homólogos, mas face a Novembro do ano passado aumentou 7,1%.
O volume de trabalho, medido pelo índice de horas trabalhadas, ajustado dos efeitos de calendário, diminuiu 5,2% em termos homólogos e registou uma variação negativa de 4,9% em Novembro.