A Volvo, marca que, em 1959, revolucionou a segurança automóvel com o cinto de segurança de três pontos, apresenta agora o primeiro cinto de segurança multi-adaptativo do mundo, que se ajusta em tempo real às características físicas de cada ocupante e às condições específicas de cada acidente.
Corpo do artigo
O cinto será estreado no próximo Volvo EX60, 100% elétrico, previsto para 2026, e, segundo a marca, representa uma evolução sem precedentes de uma das ferramentas de proteção mais cruciais na estrada. Equipado com sensores avançados, tanto no interior como no exterior do veículo, o novo cinto consegue interpretar variáveis como a altura, peso, morfologia e posição sentada de cada passageiro, bem como a dinâmica precisa da colisão. Com base nesses dados, aplica uma força de contenção personalizada.
Tecnologia inteligente
Por exemplo, um passageiro de maior corpulência beneficiará de uma carga de contenção mais elevada para reduzir o risco de lesões na cabeça e uma pessoa mais leve, num embate ligeiro, será protegida com uma força inferior, diminuindo a probabilidade de fraturas nas costelas. Esta tecnologia, segundo a Volvo, multiplica os perfis de limitação de carga de três para 11, elevando exponencialmente a precisão da proteção.
Tal como fez com o cinto de três pontos — que se estima já ter salvo mais de um milhão de vidas —, a Volvo irá disponibilizar esta inovação sem patente exclusiva, para que outras marcas a possam adotar.
Investigação abrangente
O novo cinto surge sustentado por mais de cinco décadas de investigação contínua, com uma base de dados única que já reúne mais de 80 mil pessoas envolvidas em acidentes reais. Isso permite à Volvo replicar e antecipar cenários complexos que vão muito além dos requisitos legais. O novo cinto foi desenvolvido no Volvo Cars Safety Centre, laboratório de colisão que celebra 25 anos e onde é possível simular praticamente qualquer tipo de acidente.
Mas, este cinto faz parte de um ecossistema de segurança mais amplo, funcionando em articulação com airbags, sistemas de deteção de ocupantes e assistentes de condução. Cria, assim, uma proteção integrada, contínua e dinâmica. Graças às atualizações de software over-the-air (OTA), a tecnologia irá evoluir ao longo do tempo, tornando-se cada vez mais inteligente e eficaz.
Ao longo dos seus 98 anos de história, a Volvo foi a primeira marca a introduzir o cinto de segurança de três pontos (1959), o airbag lateral (1994), o sistema de proteção contra lesões cervicais WHIPS (1998), o sistema de travagem automática City Safety (2008) e o sistema de deteção de peões e ciclistas com travagem automática (2010), entre muitas outras tecnologias que hoje são consideradas padrão.