O conglomerado norte-americano de semicondutores Nvidia "afundou" esta segunda-feira em Wall Street ao desvalorizar 17%, no seguimento de notícias sobre a chinesa DeepSeek, que apresentou na semana passada um modelo de inteligência artificial (IA) de baixo preço.
Corpo do artigo
A perda de capitalização bolsista da Nvidia foi de 589 mil milhões de dólares (em termos de comparação, este valor corresponde a cerca de duas vezes o do produto interno bruto de Portugal no ano de 2023).
Esta perda é uma das piores alguma vez registada na praça bolsista nova-iorquina, apontaram os meios locais, com os investidores a digerirem a possibilidade de uma solução mais rentável que a dos grupos dos EUA em matéria de IA.
Em consequência da perda, a Nvidia perdeu o estatuto de empresa com a maior capitalização mundial, passando para trás da Apple e da Microsoft.
A apresentação e disponibilização do R1, o modelo mais recente da empresa chinesa DeepSeek, recebeu no início pouca atenção, eclipsado pela tomada de posse de Donald Trump.
Mas, durante o fim de semana, a DeepSeek tornou-se a aplicação gratuita mais descarregada na loja em linha da Apple nos EUA, suplantando o ChatGPT, da OpenAI, que lançou a corrida à IA generativa no final de 2022.
Segundo um artigo, que detalha o seu desenvolvimento, o modelo da DeepSeek precisou de uma quantidade muito menor de chips para treinar do que os seus concorrentes ocidentais, mas tem capacidades equivalentes às dos líderes norte-americanos do setor.
A empresa declarou que não investiu mais do que 5,6 milhões de dólares para desenvolver o seu modelo, uma quantidade irrisória comparada aos milhares de milhões investidos pelos conglomerados norte-americanos.
No seguimento, uma grande parte do setor dos semicondutores foi afetada por esta informação: a Broadcom perdeu 17,40%, a AMD 6,37%, a Micron 11,71% e a Marvell Technology 19,10%.
O mesmo aconteceu com outros nomes grandes da tecnologia, que fizeram investimentos elevadíssimos para encontrar o seu espaço no setor, como a Alphabet ("holding" da Google), que recuou 4,03%.
"Ataques maliciosos em grande escala"
A aplicação chinesa "limitou temporariamente" os novos registos de utilizadores após "ataques maliciosos em grande escala".
"Na sequência de ataques maliciosos em grande escala contra os serviços DeepSeek, limitámos temporariamente os registos para garantir a continuidade do serviço. Os utilizadores existentes podem iniciar sessão normalmente. Obrigado pela sua compreensão e apoio", disse a aplicação no seu portal na Internet.
A plataforma "está ainda a investigar o problema", que fez com que os serviços web e as interfaces de programação de aplicações operassem com "desempenho degradado", admitiu a DeepSeek.