XPENG é a mais recente marca chinesa de automóveis elétricos a entrar em Portugal. Chega ao nosso país, pelas mãos da Salvador Caetano Auto, com dois SUV (G6 e G9) e uma berlina, a P7, que, em opção, tem a originalidade de abrir as portas da frente em tesoura. Oferecem autonomias que podem chegar aos 773 quilómetros.
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Dizendo-se apostada numa "utilização de tecnologia inteligente como ponto de viragem para a mobilidade do futuro e centrada nas pessoas", a XPENG (marca fundada em 2014) arranca com um novo concessionário, a Cateano X, e dois pontos de venda, no Porto e em Lisboa, o primeiro dos quais situado, na Zona Industrial do Porto, mesmo em frente à concorrente Tesla.
E é para ela que a XPENG aponta as baterias com o seu SUV coupé G6, declarado concorrente do Y, que tem preços a começar nos 46.990 euros, para a versão Standard Range (bateria LFP de 66 kWh, 258 cavalos de potência e 582 quilómetros de autonomia).
Além da versão base, o G6 está disponível a Long Range (bateria NMC de 87,5 kWh, 286 cavalos de potência e uma autonomia declarada de até 773 quilómetros) e a Perfomance (com a mesma bateria da versão anterior, dois motores por eixo e 476 cavalos), que pode fazer até 708 quilómetros em circuito urbano e rubrica 4 segundos dos zero aos 100 km/h.
Este SUV mede 4,75 metros de comprimento, 1,92 de largura e 1,65 de altura, tendo uma generosa distância entre eixos de 2,89 metros e uma bagageira cuja capacidade varia entre os 571 e os 1374 litros.
O equipamento é extremamente completo e o G6 dispõe de Travagem de Emergência Autónoma e o XPILOT 2.5, que tem funcionalidades como o estacionamento automático e Condução Autónoma em Autoestrada, "combinando inteligência artificial e tecnologia preditiva, através das funções Driving, Parking e Safety, que consistem em cinco radares de alta-definição, 12 radares ultrassónicos e 12 câmaras", revela a marca.
Com arquitetura elétrica de 800 V, consegue carregar até 80% da bateria em 20 minutos, a admitindo uma velocidade máxima de carregamento de 280 kW em CC (Corrente Contínua) nas versões de topo.
O G6 está disponível nas cores Arctic White, Graphite Gray, Midnight Gray, Silver Frost e Fiery Orange, e dois tipos de interior. O teto panorâmico está disponível em todas as versões, as jantes são de 20 polegadas, os bancos aquecidos e revestidos a pele em toda a volta, sendo os dianteiros ventilados. Tem quatro portas USB, dois pontos de carregamento por indução de 50 W e um sistema áudio de 960 W com 18 altifalantes e cancelamento de ruído.
Um patamar acima está o G9, um SUV de 4,89 de comprimento, 1,93 de largura, 1,68 de altura e uma distância entre eixos de 2,99 metros. Oferece potências entre os 313 e os 550 cavalos, esta última a catapultá-lo para uns impressionantes 3,9 segundos dos 0 aos 100 km/h.
A capacidade da bagageira varia entre os 660 e os 1576 litros (bancos traseiros rebatidos), a que se somam mais 71 litros do frunk (bagageira frontal). Custa a partir dos 62.790 euros.
Portas em tesoura
A berlina P7, por seu lado, tem 4,88 metros de comprimento, para uma largura de 1,89 metros e uma altura de 1,45. Está disponível nas versões Long Range (motor elétrico traseiro de 276 cavalos, para uma autonomia máxima de até 650 quilómetros), a AWD Performance (dois motores elétricos, tração integral, 473 cavalos e autonomia até 570 quilómetros) e a Wing Edition AWD (dois motores, 473 cavalos e 505 quilómetros de autonomia). Esta versão dispõe de portas dianteiras a abrir para cima, esteticamente vistosas, fáceis de utilizar, porquanto são acionadas eletricamente, e facilitam as entradas e saídas quando o estacionamento é mais apertado.
Dispõe de bancos e volante aquecidos, conectividade Wi-Fi 4G, painel digital de 10 polegadas e um ecrã de controlo central de 15 polegadas, sistema de som XPENG Surround e o XPILOT, um sistema de condução semiautónoma.
Custa a partir dos 54.990 euros, enquanto a Wing Edition tem um preço base de 72.990 euros.
Na apresentação da marca, que decorre em Azeitão (Setúbal), Brian Gu, vice-Presidente do Conselho de Administração e presidente da XPENG salientou o empenho no mercado português, que "está a viver uma mudança dinâmica para a mobilidade elétrica e inteligente".
"A nossa parceria com a Salvador Caetano Auto destaca a nossa dedicação em expandir a nossa presença e os nossos esforços contínuos na região", referiu.
Sérgio Ribeiro, administrador executivo da Salvador Caetano Auto & CEO Distribuição Automóvel Internacional, sublinhou que "a estreia da XPENG em Portugal é mais um marco na nossa estratégia de oferecer os mais inteligentes e completos modelos elétricos ao consumidor nacional, conferindo acesso aos melhores produtos e tecnologia, com foco na satisfação do cliente".
Até ao final do ano a XPENG vai ter seis concessionários em Portugal, número que deverá chegar aos 15 até final de 2025. Naquele ano prevê vender mil unidades no nosso país e o dobro em 2026.