Entre 7 e 13 de junho, decorrem em Vila Nova de Famalicão as Festas Antoninas, com uma programação que promete agradar a todas as gerações. Da música às marchas, dos comes e bebes às provas desportivas, o que não faltam são motivos para marcar presença.
Corpo do artigo
Chegam já neste mês a Vila Nova de Famalicão as maiores Festas Antoninas de sempre, neste que será o primeiro ano da celebração do evento como Património Cultural Imaterial de Portugal.
Entre 7 e 13 de junho, pisam os palcos do concelho famalicense, instalado na Praça D. Maria II, artistas como Xutos & Pontapés, Maninho e T-Rex. Durante os sete dias de festa, realizar-se-ão quase 40 atividades, sempre com o melhor acompanhamento: sardinhas assadas, farturas, algodão-doce, carrosséis e bailaricos - tudo isto, como pode imaginar, ao som de música popular.
Se é dos que gosta de ver a programação completa com antecedência, preste atenção: a abertura musical está a cargo dos Xutos & Pontapés, no dia 7 de junho. No dia seguinte atua Costinha e dia 9 o brasileiro Maninho. No dia em que se celebra Portugal, Camões e as comunidades portuguesas, o alinhamento promete chamar os mais jovens, com o rapper T-Rex a dar início à noite e o arraial dos Toninho"s com DJs convidados a garantir que ninguém se vai embora.
Um dos pontos altos da celebração acontece dia 12 de junho, com o desfile das Marchas, desta vez com o tema "Gentes da Lavoura".
Além disso, no dia 8 decorre o 4.º Encontro de Cavaquinhos, dia 9 o desfile das crianças nas Marchas Infantis, dia 10 a Caminhada Camiliana, o desfile "Tocá Bombar" e o desfile etnográfico e, no dia 11, além de uma tarde de música popular, o Torneio de Street Basket e o 12.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado.
Mas um dos pontos altos das Antoninas, dedicadas não só aos habitantes de Famalicão como também aos milhares que vêm de propósito para celebrar, acontece na noite de 12 de junho, véspera de feriado, com o grandioso desfile das Marchas, desta vez com o tema "Gentes da Lavoura", para o qual há oito inscritos, que já vão avançados nos ensaios.
A Fraternidade Nun"Alvares, de Vale S. Cosme, é uma das estreias do ano e vai estar encarregue de dar início ao acontecimento. O desfile, que será transmitido em direto nas plataformas do município, segue com a marcha da Casa do Povo de Ruivães, da LACS - Associação Cultural S. Salvador da Lagoa, da União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, da Associação Recreativa e Cultural de Antas, da Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe, da Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte - Carreira e da Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba D"Ave.
Recorde-se de que as Festas Antoninas de Famalicão entraram recentemente no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), na sequência de um processo iniciado em 2015, quando o Município de Vila Nova de Famalicão aderiu ao projeto regional "Romarias do Minho", que reuniu mais de 20 municípios da região, com o intuito de continuar a garantir a autenticidade e tipicidade das festas populares.