Automóveis

Consumo de energia aumentaria 14% com carros todos elétricos

Consumo de energia aumentaria 14% com carros todos elétricos

Substituindo os motores a gasolina e gasóleo, Portugal pouparia 1723 milhões de euros nas importações de combustíveis fósseis. O país está a preparar-se para a eletrificação dos consumos e poderá vir a ter capacidade para responder internamente ao acréscimo de produção que venha a ser necessário.

Se todos os automóveis que circulam em Portugal fossem 100% elétricos, essa mudança "implicaria um aumento de 14,2% (6665 GWh)" no consumo de eletricidade, estima a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO). O cálculo parte das vendas totais de gasóleo rodoviário (incluindo veículos ligeiros e pesados) e gasolinas (5,5 milhões de toneladas), e considerando que os motores elétricos são, pelo menos, três vezes mais eficientes do que os de combustão interna, que hoje estão em maioria.

"Se considerarmos que o nosso parque automóvel tem uma idade considerável e uma baixa eficiência energética, e que irá ser substituído por motores elétricos modernos e muito mais eficientes, este valor poderá ainda ser superior", disse ao JN/Dinheiro Vivo fonte oficial da APETRO.

Ler mais na edição impressa ou na versão e-paper