Economia

Coca-Cola compra cadeia de cafés Costa por 4,3 mil milhões de euros

Coca-Cola compra cadeia de cafés Costa por 4,3 mil milhões de euros

A multinacional norte-americana Coca-Cola anunciou hoje ter chegado a acordo para a aquisição da marca de café Costa da empresa britânica Whitbread por cerca de 4,3 mil milhões de euros (5,1 mil milhões de dólares).

Alison Britain, CEO do grupo Whitbread, que tem cafés, restaurantes e hotéis, disse que a multinacional vai concentrar os seus negócios na cadeia de hotéis Premier no Reino Unido e na Alemanha.

A Whitbread comprou a Costa, a maior cadeia de cafés do Reino Unido, em 1995, por 21 milhões de euros, e à época tinha 39 estabelecimentos, em comparação com os atuais mais de 2400 em todo o país e cerca de 1400 noutros 31 mercados internacionais.

Os lucros da venda serão usados para pagar dívidas e melhorar o fundo de pensão, de acordo com o grupo.

"Esta transação é uma ótima notícia para os acionistas reconhecerem o valor estratégico que desenvolvemos na marca Costa e o seu potencial de crescimento internacional", disse Brittain ao anunciar o acordo.

Por sua vez, o CEO da Coca-Cola, James Quincey, disse que "a Costa fornece à Coca-Cola novas capacidades e experiências em café, podendo criar oportunidades para o crescimento da marca Costa em todo o mundo".

"As bebidas quentes são um dos poucos segmentos em que a Coca-Cola não tem uma marca global, a Costa vai dar-nos o acesso a este mercado através de uma plataforma de café forte", disse Quincey.

O acordo deverá ser concluído no primeiro semestre de 2019.

ver mais vídeos