Manuel Pinho sobre 490 mil euros em dois meses no BES: "Se declarei é porque ganhei"

Manuel Pinho, antigo ministro da Economia
JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
O antigo ministro da Economia Manuel Pinho afirmou, esta terça-feira, que, se declarou 490 mil euros por dois meses de trabalho no BES, em 2005, ano em que integrou o Governo, é porque ganhou esse valor.
"Se declarei é porque o ganhei", respondeu o antigo governante, quando questionado pela deputada do Bloco de Esquerda (BE) Mariana Mortágua sobre o facto de "em dois meses ter declarado um valor igual ao do ano anterior, de cerca de 500 mil euros", sem adiantar mais pormenores.
Em maio, a RTP noticiou que Manuel Pinho recebeu mais de 490 mil euros em 2005, ano em que entrou no Governo de José Sócrates, rendimento por apenas dois meses de trabalho no BES nesse ano. A RTP consultou as declarações de rendimentos e património do antigo ministro da Economia entregues no Tribunal Constitucional (TC).
"Convidam-me para uma coisa, querem falar sobre outra, não é bonito. Vim cá para falar de política de energia enquanto estive no governo. Preparei-me sobre essas questões", disse.
Perante a insistência da bloquista se "foi verdadeiro" a preencher as suas declarações ao TC, o antigo governante ironizou: "Quando convido alguém para ir ver o futebol a minha casa, não convido para esfregar o chão".
Mariana Mortágua insistiu que "não responde porque não quer", já que "foi convidado para falar de tudo, escolheu do que queria falar".
