Comboios

Setúbal e Alcácer eliminadas do percurso do intercidades Lisboa-Faro

Setúbal e Alcácer eliminadas do percurso do intercidades Lisboa-Faro

A CP vai alterar o percurso do comboio intercidades Lisboa-Faro a partir de domingo, reduzindo a viagem em meia hora para rentabilizar o serviço, deixando de passar em Setúbal e em Alcácer do Sal.

Segundo a CP, "esta nova solução permite, além da melhoria de tempo de ligação Lisboa - Faro, a redução dos custos de exploração em mais de dois milhões de euros anuais".

A transportadora revelou que foi acordado com as câmaras locais a manutenção da paragem deste serviço na Estação da Funcheira e a introdução de paragens em Ermidas-Sado e Santa Clara - Sabóia, "enquanto locais agregadores da procura existente nessas regiões".

Os intercidades deixarão de passar em Setúbal e em Alcácer do Sal, parando em Entrecampos, Sete Rios, Pragal, Pinhal Novo, Grândola, Ermidas-Sado, Funcheira, Santa Clara - Sabóia, Messines, Tunes, Albufeira e Loulé.

No entanto, em declarações à Lusa, a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, afirmou que "não é aceitável" o fim dos comboios intercidades na capital do distrito, porque "Setúbal tem grandes ligações ao Algarve".

"Não vamos permitir este encapotamento da redução de custos, que é isso que está a acontecer", acrescentou Maria das Dores Meira, adiantando que a Câmara de Setúbal poderá vir a tomar as medidas que entender, se nada resultar dos encontros com a REFER.

Tal como a autarquia sadina, também a Câmara de Alcácer do Sal se insurgiu contra as alterações de percurso e a supressão da paragem dos comboios intercidades naquela cidade alentejana.

ver mais vídeos