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Mais de 80 lojas enganavam clientes nos descontos da "Black Friday"

Mais de 80 lojas enganavam clientes nos descontos da "Black Friday"

Mais de 80 lojas prometeram grandes reduções de preço que não praticavam ou anunciaram "Grandes Oportunidades" e "Ofertas Imperdíveis" para produtos vendidos a preços normais. Tudo para enganar os clientes, durante a última edição das campanhas "Black Friday" e "Cyber Monday".

Uma fiscalização da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que decorreu na última semana e meia e terminou na segunda-feira, encontrou estas irregularidades, sobretudo nos setores da venda de vestuário e de comércio de artigos elétricos, eletrónicos e de informática. E também sinalizou mais promoções ilegais nas lojas virtuais.

A operação da ASAE teve âmbito nacional, fiscalizou 1453 operadores económicos e terminou com a instauração de 81 processos de contraordenação. "Registou-se uma taxa geral de incumprimento na ordem dos 6%. É um valor satisfatório e que desceu ligeiramente este ano", salienta o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar. Ao JN, o mesmo responsável revela, no entanto, que o número de irregularidades detetado nas lojas que comercializam produtos pela Internet é mais elevado. "O rácio é de 12%. O comércio online traz uma rotura com dois conceitos, tempo e espaço, o que torna mais difícil a fiscalização. É ainda um desafio para o consumidor, que deixa de ter um local para reclamar. Vamos intensificar a fiscalização", refere.

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