Bruxelas apertou as regras que permitem que manutenção e reparação de automóveis, novos e usados, seja feita em oficinas independentes e não apenas nas autorizadas pelas marcas, durante o período da garantia. As novas regras estão em vigor desde ontem, terça-feira.
Corpo do artigo
Surgiram há cerca de uma década em Portugal, mas nos EUA existem há mais de 50 anos.
As oficinas multimarca que prestam todos os serviços de mecânica automóvel estão a atrair os consumidores. Pedro Cunha, da Midas Portugal, explica que há vários anos que asseguram a manutenção e reparação de automóveis "sem implicar a perda de garantia" e seguindo o plano de manutenção dos fabricantes". No ano passado, assistiram 100 mil carros e este ano estimam ultrapassar este número. Na rede Precision, assegura o director de master, Antoine Blanchys, a procura de clientes "com carros novos dentro da garantia tem crescido". As vantagens das novas regras, adianta o responsável, é a "clarificação do conceito da garantia" e a "transparência" na prestação de informação técnica por parte dos fabricantes". O novo regulamento, que vem susbstituir o de 2002 e que terminou a 31 de Maio deste ano, entrou em vigor ontem para o sector da reparação de veículos. Para os concessionários, foi dado um período de adaptação até 2013.
A Comissão Europeia quer, também, pôr fim aos acordos que prendem os vendedores, os mecânicos e os fornecedores de peças às marcas fabricantes de automóveis, acabando desta forma com a dificuldade das empresas de reparação em obter peças alternativas às peças originais. Com as novas regras, a CE pretende, ainda, impedir que os fabricantes de automóveis se recusem a fornecer informações técnicas a mecânicos independentes.
A expectativa do secretário-geral da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Neves da Silva, é de que este reforço do regulamento "acabe com o poder dominante dos fabricantes" e que estes comecem efectivamente a "fornecer as informações técnicas que os reparadores independentes necessitam". Neves da Silva salienta, ainda, que a "questão das garantias concedidas pelos fabricantes não era muito clara no regulamento anterior. O novo articulado já permite que a garantia seja dada por outra oficina que não as autorizadas pelas marcas", refere o secretário-geral da ANECRA. Segundo a ANECRA, o universo das oficinas de reparação automóvel é formado por cerca de 7500 empresas, sendo a maioria oficinas independentes e uma pequena parte oficinas autorizadas.
Na opinião do presidente da Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Teixeira Lopes, o novo regulamento "não traz nada de novo", mas vem reforçar a obrigatoriedade de o consumidor optar por peças de marca ou peças de qualidade equivalente e vem assegurar que os reparadores independentes têm acesso a essas peças.
Apesar de ser possível desde 2002 fazer a manutenção dos veículos em oficinas independentes sem perder a garantia, os portugueses, adianta o secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Hélder Pedro, continuam a optar, no primeiro ano de vida do carro, pela manutenção nas oficinas autorizadas.
