A gestão do orçamento mensal inclui as compras realizadas no supermercado e é preciso escolher o sítio certo para garantir o melhor preço-qualidade. Melhor ainda quando se alia o preço à sustentabilidade... E há um sítio em que pode.
Corpo do artigo
Sustentabilidade é um dos termos que mais tem despertado interesse aos portugueses e prova disso é a crescente alteração de hábitos. E as compras de supermercado não são exceção. No entanto, o preço é, muitas vezes, uma barreira à compra de produtos mais responsáveis. O que provavelmente não sabe é que existe uma cadeia de supermercados cada vez mais conhecida pela relação preço-qualidade-sustentabilidade.
O Lidl disponibiliza aos seus clientes mais de 700 produtos certificados de marca própria, em oferta permanente nas prateleiras das suas lojas, que, a somar aos vantajosos preços e elevada qualidade, têm certificações que garantem práticas justas tanto a nível ambiental como social, dado que garantem o cumprimento dos direitos humanos e condições laborais dignas a todos os colaboradores. Neste sentido, as certificações contribuem para um futuro melhor para as pessoas e para o ambiente, já que através das mesmas os agricultores recebem rendimentos justos, beneficiam de melhores condições de trabalho e igualdade de oportunidades, recebendo também formações sobre boas práticas agrícolas que ajudam também a melhorar os seus rendimentos e a reduzir custos.
Se é daquelas pessoas que inclui muitas frutas e legumes na sua dieta, vai ficar satisfeito em saber que todos os fornecedores do Lidl destes deliciosos produtos são certificados pela Global G.A.P e GRASP, ajudando a garantir a segurança alimentar, a qualidade e a justiça laboral. No caso dos abacaxis, em particular, estes são provenientes de quintas com certificação Rainforest Alliance.
O Lidl disponibiliza aos seus clientes mais de 700 produtos certificados de marca própria, que, a somar aos vantajosos preços e elevada qualidade, têm certificações com preocupações ambientais e sociais
O compromisso desta cadeia de supermercados estende-se também a produtos como o café, chá e cacau de marca própria. Todos os seus produtos com cacau são certificados com UTZ / Rainforest Alliance ou Fairtrade e a matéria-prima dos chás verde, preto e rooibos é totalmente certificada. O mesmo acontece com o óleo de palma utilizado nos produtos de marca própria.
O Lidl está empenhado em promover o respeito pelo ambiente como parte do seu compromisso com a sustentabilidade, incluindo a proteção dos ecossistemas e habitats marinhos. Por isso, a pesca sustentável é uma das suas maiores preocupações, estando comprometido com a certificação MSC (Marine Stewardship Council), que evita a sobrepesca e protege o ecossistema marinho, além de privilegiar também produtos de aquicultura sustentável através da certificação ASC (Aquaculture Stewardship Council), que intervém a favor de uma criação mais responsável de peixes e mariscos.
Por fim, mas não menos importante, as bonitas e confortáveis roupas do Lidl: O Lidl tem vindo a trabalhar com normas reconhecidas internacionalmente que certificam toda a cadeia de valor para garantir uma produção têxtil mais sustentável a nível social e ambiental, como por exemplo a norma GOTS (Global Organic Textile Standard) de todas as peças de algodão de criança, que garante que os processos de produção e transformação respeitam e melhoram as condições de trabalho, bem como a proteção do solo ou de recursos como água.
São cada vez mais os portugueses que optam por compras diárias mais responsáveis e que têm no Lidl o seu parceiro ideal, uma cadeia de supermercados que só utiliza eletricidade verde nos seus edifícios, dispondo sempre que possível, de painéis solares nas suas lojas e entrepostos, bem como postos de carregamento elétrico em mais de metade das suas lojas, de Norte a Sul do país.