Consumo

Portal da Queixa recebeu mais de 173 mil reclamações em 2021

Portal da Queixa recebeu mais de 173 mil reclamações em 2021

O Portal da Queixa recebeu 173.853 reclamações em 2021, ou seja, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior, com uma média superior a 500 queixas por dia.

A plataforma refere, em comunicado, que Correio, Transporte e Logística, Serviços da Administração Pública e Comunicações e TV e Media foram as três categorias com mais reclamações em 2021.

"O Portal da Queixa é a plataforma online que mais recebe reclamações em Portugal. A evolução verifica-se pelo oitavo ano consecutivo, tendo registado um crescimento de 7% face a 2020", lê-se no documento.

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De acordo com a plataforma, 2021 ficou ainda marcado pelo aumento das queixas relativas a burlas online, ao setor da saúde e aos serviços públicos.

Os cinco setores com o maior volume de reclamações registadas são: Correio, Transporte e Logística; Serviços e Administração Pública; Comunicações, TV e Media; Informática, Tecnologia e Som e Água, Eletricidade e Gás.

A categoria Correio, Transporte e Logística mantém-se como a que recebe mais reclamações dos portugueses, sobretudo no primeiro trimestre do ano, devido à pandemia.

"[...] As dificuldades na entrega de milhares de encomendas que circularam pelo país foram sentidas em quase todas as empresas que operam neste setor", adianta o comunicado.

A partir da Páscoa e "com o regresso à normalidade das rotinas", o Portal da Queixa detetou um aumento de reclamações em categorias como Desporto, Ginásios e Clubes e Cultura, Lazer e Diversão.

As cinco categorias com maior variação face a 2020 são Internet, Sites e Negócios (uma subida de 46%); Construção, Indústria e Manufatura (41%); Desporto, Ginásios e Clubes (37%); Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos (24%) e Cultura, Lazer e Diversão (19%).

Nas categorias com maior taxa de solução destacaram-se: Água, Eletricidade e Gás; Correio, Transporte e Logística, Hiper e Supermercados, Informática, Tecnologia e Som e Comunicações, TV e Media.

"O ano que termina demonstrou, mais uma vez, o papel importante que temos numa nova realidade de consumo. Hoje, o consumidor está mais atento e exigente. As marcas que trabalham connosco sabem disso e estão na linha da frente para prestar um melhor serviço ao cliente. E o consumidor sabe que na nossa plataforma encontra informação real e isenta", observa Sónia Lage Lourenço, presidente executiva do Portal da Queixa.

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