O PS conquistou a Câmara de Valongo, ao fim de 20 anos de liderança do PSD no município. José Manuel Ribeiro foi eleito, mas terá o desafio de governar com o mesmo número de vereadores - quatro - que o PSD. A CDU elegeu um vereador e torna-se o fiel da balança.
Corpo do artigo
Mudou tudo em Valongo, onde metade dos quase 81 mil eleitores não foi votar. O PS recuperou a liderança do muncípio que perdera há 20 anos e a CDU elegeu um vereador, o que não acontecia há 16 anos. José Manuel Ribeiro é o novo presidente de Câmara, com um grande desafio: governar em igualdade de lugares no Executivo com o PSD e com um vereador comunista para convencer.
José Manuel Ribeiro disse encarar o resultado "com naturalidade" e que irá "governar no contexto que a população quis". "Vamos encontrar a melhor solução governativa. Abre-se aqui um novo ciclo, que será muito diferente do ciclo anterior, com muito mais transparência e rigor e outra forma de alocar os recursos públicos", disse ao JN, pouco depois de apurados os resultados de Valongo.
João Paulo Baltazar, candidato do PSD - que foi presidente da Câmara durante pouco mais de um ano, depois de Fernando Melo ter deixado o cargo - não escondia a desilusão. "Encaro o resultado com resignação e sobretudo com serenidade e com a consciência tranquila. O curto espaço de tempo que estive a liderar a Câmara teve um saldo muito positivo", disse.
O vereador eleito pela CDU, Adriano Ribeiro, declarou esta noite não estar a pensar em fazer alianças, estando apenas comprometido com o seu programa eleitoral. "Encaro a minha eleição com grande responsabilidade, tendo em mente a nossa [da CDU] tradição de encarar os problemas de frente. Creio que vou ser uma mais-valia para o concelho e vou lutar pelas questões que nos são mais caras", declarou.
A CDU reforçou também a sua posição na Assembleia Municipal, passando de um para três eleitos. Para esse órgão, o PS elegeu 12 deputados (mais dois que em 2009); o PSD elegeu 10 (o mesmo número que em 2009) e o CDS-PP e Bloco de Esquerda elegeram um cada.
O PS manteve a Junta de Freguesia de Valongo (elegendo Ivo Vale das Neves), embora com posição reforçada (nove eleitos contra os sete de 2009; mantendo também a maioria absoluta. O PSD manteve também a freguesia de Ermesinde (reelegendo Luís Ramalho), mas com o PS a morder-lhe os calcanhares (36% contra 34,05%) e com o mesmo número de eleitos.
A freguesia de Alfena voltou a demonstrar preferir os independentes, elegendo Arnaldo Soares. Na União de Freguesias de Campo de Sobrado, o PS ganhou com maioria absoluta, com 45,51% dos votos, elegendo Alfredo Sousa (que era o presidente da Junta de Campo).