A época do Natal é a altura do ano em que mais pensamos em ajudar quem mais precisa. E se, a partir de agora, ajudar também o ambiente?
Corpo do artigo
Separar as embalagens usadas para reciclagem é um ato nobre de cidadania. E é uma das formas mais simples para ajudar o ambiente. Especialmente na época do Natal, em que existe uma maior produção de resíduos, deve ter-se em mente esta prática. Basta pensar em todas as embalagens que resultam dos preparativos para a ceia de natal, da aberturas dos presentes ou mesmo da celebração da meia-noite na passagem de ano. Se todas forem devidamente colocadas no ecoponto o ambiente vai agradecer. Por isso, em todo o ano, especialmente nesta altura, todos devemos pensar em reciclar e nos benefícios que traz. O pacote de açúcar e de farinha, utilizados para o tronco de natal, podem ser o caderno de matemática do próximo ano; as latas de atum do patê podem vir a ser a trotinete oferecida no próximo natal.
A mudança, perto de si
De forma a que se passe da teoria à prática, a nova campanha da Sociedade Ponto Verde, que se intitula "Transforme ideais em gestos reais", retrata situações do quotidiano. O foco é inspirar cada cidadão a agir de acordo com o que acredita e que faça da reciclagem uma prática do dia a dia, tornando-a numa missão individual. Este é o novo desafio que a Sociedade Ponto Verde lança aos portugueses, incentivando-os a tornarem-se parte mais ativa no grande e importante compromisso que é a reciclagem. Passar das palavras às ações é o próximo (e necessário) passo para alcançar um mundo mais sustentável.
Uma mensagem que a Sociedade Ponto Verde faz agora chegar aos portugueses através de três filmes que pretendem inspirar uma atitude transformadora e responsável para com o ambiente e, acima de tudo, para com a humanidade.
E como não há melhor altura do que o Natal para promover esta prática, a Sociedade Ponto Verde vai estar presente nos mercados de natal, por todo o país, como a Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia. No espaço dedicado à Sociedade Ponto Verde, poderá tirar todas as dúvidas sobre reciclagem, saber as melhores dicas para tornar o Natal mais sustentável e ainda contar com muitas surpresas. Por exemplo, se andar à procura dos novos ecobags da Sociedade Ponto Verde, terá a oportunidade de ganhar um e garantir que todas as embalagens usadas nesta época natalícia serão facilmente separadas.
Estes ecobags, ilustrados pela artista Margarida Girão, são três sacos impermeáveis e resistentes, que representam as três cores da reciclagem (verde, amarelo e azul) e que tornam a prática da reciclagem mais divertida e colorida.
No que respeita à Praça em si, está repleta de diversões para miúdos e graúdos, como um carrossel vintage, uma roda gigante e uma rampa e pista de gelo. Também aqui na Praça de Natal tem a oportunidade de separar as suas embalagens para reciclagem.
Nesta Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia, com a Sociedade Ponto Verde, "recicle, sempre!" e não se esqueça: o verde é para o vidro, azul para o papel e amarelo para o plástico e metal.
Para tornar o seu Natal mais ecológico, existem algumas dicas que pode (e deve) seguir:
- Quando decorar a árvore de Natal, reutilize as decorações dos anos anteriores ou troque algumas com amigos e familiares e renove a iluminação com luzes LED;
- Faça os seus próprios postais de Natal a partir de revistas, jornais e cartolinas que tenha em casa. Pode ainda acrescentar botões, laçarotes e fotografias, juntamente com palavras de amor, carinho e votos de época feliz;
- Aproveite o papel de embrulho do ano passado ou use revistas e jornais para fazer embrulhos originais. E não se esqueça que depois de abrir os presentes, separe tudo para reciclagem: caixas de cartão e papéis de embrulho para o ecoponto azul e embalagens de plástico para o ecoponto amarelo;
- Faça uma lista de compras organizada e apenas com o essencial para as refeições de Natal, de forma a não comprar em exagero;
-Quando for às compras, aproveite e desloque-se a pé ou de bicicleta, e não se esqueça de levar o seu saco de casa.