"É muito importante estarmos presentes num momento que já se tornou uma tradição"
O caráter solidário desta iniciativa e a importância de manter o espírito elevado dos habitantes da região do Grande Porto são fatores destacados pela Diretora de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Maria João Matos.
Corpo do artigo
O ano de 2020 ficou marcado por uma pandemia. Com a Praça de Natal, pretende-se criar uma lembrança mais positiva deste ano que passou?
Com esta edição solidária da Praça de Natal Jogos Santa Casa pretendemos, acima de tudo, dar um sinal de esperança a todos, sem exceção. Depois do ano mais atípico de que há memória, em que todos tivemos de nos adaptar a uma nova realidade, novas dinâmicas e novos comportamentos, consideramos que é muito importante estarmos presentes num momento que já se tornou uma tradição em Gaia, naturalmente com toda a segurança e distanciamento necessários, mas preservando o espírito natalício.
Quais são os fatores chave que destaca nesta edição, que teve naturalmente de ser ajustada à realidade atual?
Desde logo a parada de Natal, na qual é possível desfrutar com o máximo de conforto e segurança a animação desta quadra. Depois, e muito significativo para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, num ano em que tantas famílias estão a passar por enormes dificuldades, temos a entrega de três mil cabazes solidários às juntas de freguesia, que, esperamos, que possam ajudar a dar um pouco mais de conforto e alegria na ceia de Natal.
O ano que está prestes a terminar foi um ano preponderante para a comunicação das marcas. A Praça de Natal é um símbolo dos Jogos Santa Casa? Como imagina a evolução da relação dos portugueses com esse símbolo?
A Praça de Natal já conquistou o seu espaço nesta época, afirmando-se como uma tradição muito significativa, não apenas em Gaia, mas na área metropolitana do grande Porto. Diria que muitos portugueses já contam com a tradição da Praça de Natal Jogos Santa Casa e é com esse espírito bem presente que este ano era ainda mais importante contribuir para a realização deste evento, mesmo que com muitos condicionalismos e num formato muito mais simbólico.