Em Gaia, a missão é "promover a magia e o espírito natalício durante todo o ano"
Se há coisa com a qual se pode contar em dezembro é com mais uma edição da Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia. Depois de um ano cheio de desafios, o evento promete levar esperança a todos os corações, diz Maria João Matos, diretora de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Corpo do artigo
A Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia abriu portas no passado dia 1 de dezembro e só se despede a 31 desse mês. Dia após dia, Gaienses e residentes da região Norte do país chegam ao Jardim do Centro Cívico de Gaia e à PraÇa movidos pela vontade de aproveitar ao máximo a altura mais bonita do ano.
E se o que esperam à chegada é passar momentos divertidos em família, o que recebem à saída é amor, alegria, esperança e solidariedade. "Valores que são importantes todo o ano, mas que nesta quadra ganham ainda mais significado."
"Estamos a falar de uma iniciativa que promove toda a magia do Natal, sem custo de entrada" - Maria João Matos, diretora de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Quem o diz é Maria João Matos, diretora de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). A SCML é uma das marcas envolvidas no evento que, há seis anos, tem sido o escolhido de milhares de visitantes. E, na sua opinião, é fácil perceber porquê.
"Estamos a falar de uma iniciativa que promove toda a magia do Natal, sem custo de entrada, e que tem a capacidade de levar às famílias, sobretudo aos mais novos, todo o espírito natalício", afirma, em entrevista ao Jornal de Notícias.
Concertos, sessões de contos, o Comboio de Natal, a Pista de Gelo Ecológica, a Casa e o Trenó do Pai Natal, e o Mercado de Natal são uma pequena amostra do que a Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia tem para oferecer - de forma gratuita - a todos os que a visitam.
Há, portanto, motivos mais do que suficientes para conhecer este autêntico mundo encantado do Natal em Gaia. Mundo esse que todos os anos relembra o verdadeiro significado da quadra.
"Este evento tem o mérito de reforçar a nossa capacidade de sermos mais solidários e mais generosos para com o próximo e a magia do Natal está exatamente neste ponto", refere Maria João Matos.
Esta solidariedade e generosidade são não só as bases da quadra que se vive, como também da iniciativa que a celebra. Nesta que é uma época associada a fins de ciclo e a recomeços, estes sentimentos são fundamentais para renovar a esperança no futuro que se avizinha.
Agora que o velho ano se despede deixando para 2023 os desafios que o marcaram, a esperança nunca foi tão importante. E são iniciativas como a Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia que ensinam como ultrapassar os momentos mais difíceis de cabeça erguida.
"Charles Dickens [escritor britânico, autor do clássico Um Cântico de Natal] escreveu "honrarei o Natal no meu coração e tentarei conservá-lo todo o ano" e acredito que o segredo passa por aqui. Por tentarmos promover a magia e o espírito natalício durante todo o ano", diz Maria João Matos.