"Esta Praça de Natal representa a proximidade entre os Jogos Santa Casa e as pessoas."
Num ano em que o distanciamento foi vital, Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sublinha que a proximidade proporcionada pela Praça de Natal pode ser simbólica, mas não menos importante.
Corpo do artigo
Os Jogos Santa Casa reforçam a aposta na Praça de Natal em Gaia, pelo quarto ano consecutivo. Este ano, existe um simbolismo acrescido associado a esta iniciativa? Porquê?
Sem dúvida que existe esse simbolismo acrescido porque, depois de largos meses de combate a esta pandemia, sentimos que os portugueses precisam de alguns sinais de normalidade que os ajudem a enfrentar o longo caminho que ainda têm pela frente, sempre com o cuidado de nos protegermos a nós próprios e aos outros. Sabendo nós o que esta quadra representa para tantas pessoas, poder contribuir para a concretização da Praça de Natal Jogos Santa Casa, mesmo que num formato diferente este ano, num momento como o que vivemos, é um pequeno gesto para que estas festividades possam trazer algum conforto emocional.
Atravessar uma pandemia está a ser um desafio de elevadas proporções para os portugueses. De que forma os Jogos Santa Casa têm agido nesse sentido, e de que forma esta Praça de Natal espelha essa ação?
A Santa Casa da Misericórdia tem uma história de mais de cinco séculos, em que esteve na linha da frente em momentos de grande dificuldade que o nosso país viveu, tal como aquele que agora atravessamos. Esta pandemia é um desafio enorme, sobretudo para uma instituição que atua junto dos que mais necessitam. Dessa forma, o papel dos jogos sociais do Estado ganha ainda maior preponderância nesta altura de crise pandémica, porque as receitas dos Jogos Santa Casa revertem na sua quase totalidade para a sociedade, quer através dos serviços da Santa Casa, quer através do dinheiro que é distribuído pelos beneficiários. E, de certa maneira, esta Praça de Natal representa também a proximidade entre os Jogos Santa Casa e as pessoas ainda que este ano a proximidade seja efetuada de outra forma, sem aglomerações.
Esta Praça de Natal é também uma mensagem dos Jogos Santa Casa? Que mensagem é essa?
Penso que a palavra que mais se adequa é esperança. Esperança num futuro melhor, depois de juntos ultrapassarmos aquele que será, provavelmente, um dos maiores desafios das nossas vidas.