Estarreja, um museu a céu aberto.
Paisagens que prometem fazer furor no seu instagram, aventuras para mais tarde recordar e arte ao virar da esquina é o que vai poder encontrar neste concelho à beira-ria.
Tirar férias fora do país é um conceito que este ano perdeu um bocadinho de força. E ainda bem, porque a verdade é que Portugal está recheado de cantos e recantos que prometem ser imperdíveis.
Estarreja é um desses exemplos. Localizada no distrito de Aveiro esta cidade portuguesa é um pequeno paraíso à beira-ria. Aqui vai poder encontrar de tudo um pouco. Gastronomia, tradição, artesanato, bem como um património arquitetónico e natural únicos. Se não sabe por onde começar, nós damos-lhe uma ajudinha!
A de Arte.
Pode dizer-se que arte é aquilo que não falta nas paredes e muros desta cidade. Hoje, Estarreja é uma das capitais europeias de urban art e é através desta forma de expressão que se alimenta de vida, cor e harmonia. Por isso, se está a preparar a lista de sítios que quer visitar, o circuito de Arte Urbana "ESTAU" é paragem obrigatória. Entre 12 a 20 de setembro, o ESTAU - Estarreja Arte Urbana oferece mais de 30 atividades, desde instalações murais, workshops, exposições, conversas, cinema, música, performances, animação de rua e visitas guiadas. Acessível a todos, aqui vai poder contemplar o que de melhor se faz em Arte Urbana no mundo, contando com os nomes de artistas portugueses como Vhils, Akacorleone, Samina ou The Empty Belly e os estrangeiros Millo, Fintan Magee, Bicicleta Sem Freio e Bosoletti. O ESTAU 2020 não ficou imune à pandemia da COVID-19 o que ditou a readaptação do seu formato para que se cumpram todas as diretrizes de segurança e higiene sanitária.
B de BioRia.
Se é no meio da natureza que quer passar os seus dias de descanso, escolheu o sítio certo para o fazer. O BioRia, um projeto desenvolvido pelo Município, convida-o a fazer uma pausa e a usufruir de tudo aquilo que o Baixo Vouga Lagunar tem para lhe oferecer. Ao longo dos 8 percursos pedestres e cicláveis - bem como dos canais da Ria - vai poder observar as inúmeras espécies de fauna e flora que a Ria de Aveiro, os Esteiros e Ribeiras têm à sua espera.
C de Conhecimento.
Fazer férias cá dentro não é desculpa para não conhecer um pouco mais das cidades do nosso país. Muito pelo contrário! É por isso mesmo que nesta escapadinha até Estarreja vai poder visitar alguns sítios que lhe prometem contar um pouco melhor a história da cidade. Por exemplo, sabia que Estarreja é a terra de Egas Moniz? Se não sabia, então a primeira paragem será mesmo na Casa do único Prémio Nobel da Medicina português. Intimamente relacionada com a figura do médico e cientista é também nesta Casa Museu que vai poder apreciar a sua biblioteca pessoal bem como obras de D. Carlos de Bragança, Silva Porto, Malhoa, Carlos Reis, Henrique Medina, Falcão Trigoso, Júlio Pomar, Abel Salazar e, ainda, coleções de mobiliário, cerâmica, ourivesaria, vidro, têxteis, gravura e escultura.
Depois da Casa Museu Egas Moniz chega então a altura de visitar os três últimos mestres de construção naval que ainda se encontram em atividade. O Mestre António Esteves é um deles. Com muitas histórias para contar, é o mais antigo carpinteiro do concelho que se dedica à construção naval e é no seu estaleiro, junto à Ribeira das Bulhas, que vai poder ver de perto a construção e pintura de moliceiros, bateiras ou barcos de arte xávega.
D de (muita) Diversão.
Por fim, mas não menos importante, chega a altura da diversão. Desde atividades desportivas e passeios, a oferta é variada. Se é de aventura que está a precisar, o Clube Nortada Aventura tem à sua espera atividades como canoagem, caiaque ou stand-up paddle. Se, por outro lado, prefere algo mais calmo mas igualmente enriquecedor, pode optar por um passeio de Charrete em família ou pela descoberta da natureza e do Baixo Vouga Lagunar a bordo de um moliceiro.
Seja qual for a atividade que escolher, o convite está feito. Entre tradição, história e encantos naturais, razões para dar um saltinho até Estarreja não faltam!
