Evento foi inaugurado ontem ao fim da tarde pelo presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, que promete tornar a fazer furor entre todas as idades.
Corpo do artigo
Dezembro já está aí e, com ele, chegam os acontecimentos festivos mais típicos da quadra natalícia. Neste capítulo, um dos clássicos da época é o Festival Praça de Natal, inaugurado ontem à tarde, no Jardim do Centro Cívico de Gaia. A organização do evento, que se estende até ao dia 31 deste mês e é de entrada gratuita para todos os visitantes, encontra-se a cargo da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e volta a contar com o “Jornal de Notícias” e a TSF enquanto parceiros.
O festival avança, este ano, para a sua sétima edição e, a avaliar pela azáfama e euforia bem patentes no primeiro dia, promete voltar a fazer furor entre miúdos e graúdos. As atrações estão todas lá e são adaptadas aos diferentes públicos. Da famosa casa do Pai Natal ao minimercado com artigos tradicionais, passando por uma panóplia cada vez mais variada de divertimentos, tudo foi pensado e decorado a preceito para encarnar o ambiente de solidariedade, alegria e emoção que assinala o espírito natalício.
Recorda & Partilha
E a propósito de entretenimento, nota para as duas grandes novidades a registar nesta edição da praça: o espaço Recorda & Partilha, onde as pessoas poderão ser fotografadas num ambiente próprio da Lapónia, e os carrinhos de choque sobre o gelo. A juntar a isto, continuam por lá o carrossel francês, o comboio de Natal e, como não podia deixar de ser, a pista de gelo, onde crianças e adultos deslizam (com algumas quedas pelo meio).
Esta última atração, sempre muito popular para quem passa pelo local, conjuga na perfeição as vertentes lúdica e de respeito ambiental, conforme a própria autarquia gaiense esclarece no seu website: “Com zero quilowatts de consumo elétrico, zero emissões de dióxido de carbono, zero consumo de água e zero poluição sonora, a pista de gelo coberta tem tudo para proporcionar momentos divertidos e amigos do ambiente”.
Presentes na cerimónia inaugural estiveram Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, e Rafael Barbosa, diretor-adjunto do “Jornal de Notícias”. Ambos foram unânimes a realçar a importância de iniciativas como esta. “Num tempo em que andamos num stress quase diário, julgo que também nos faz falta este tipo de luz para iluminar o nosso quotidiano”, comentou o autarca, considerando que “está tudo extraordinário nesta praça, seja o carrossel, seja a árvore”.
Para Rafael Barbosa, esta parceria tem contribuído para “trazer muita gente até ao Centro Cívico de Gaia, sobretudo crianças” porque, conforme realça o responsável do JN, “é a elas que isto é dirigido, embora qualquer adulto que aqui venha saia certamente com um sorriso”.
Vozes
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia: “Esta é uma parceria muito produtiva para todos. Como se tem visto ao longo dos anos, temos conseguido devolver sorrisos às pessoas, numa altura tão especial. Tenho vivido aqui várias histórias com crianças, mas se calhar os momentos mais engraçados, pela surpresa, foram mesmo tidos com adultos. Estamos a fazer isto por nós próprios porque gostamos todos muito deste período”
Rafael Barbosa, diretor-adjunto do JN: “Trata-se de algo que se destina a qualquer pessoa da Área Metropolitana do Porto. Gostava de recordar a toda a gente que estes divertimentos que aqui estão, e são muitos, são gratuitos. Julgo até que é o único espaço deste género da área metropolitana completamente gratuito. Espero que até dia 31 de dezembro passem por aqui alguns milhares de crianças e que daqui saiam com muitos sorrisos”.