A ideia é recuperar uma tradição cristã, num dia dedicado à veneração dos três Reis Magos. Para isso, a Câmara de Gaia decidiu juntar ao encerramento da "Praça de Natal Jogos Santa Casa", a comemoração da Festa de Reis, hoje à noite, com um concerto de Tiago Bettencourt e um espetáculo piromusical no Cais de Gaia. A entrada é gratuita.
Corpo do artigo
"A perspetiva é trazer de volta uma velha tradição, que foi muito esmagada na altura da República. Também perdeu o valor porque é um dia mais ligado à tradição espanhola, mas entendemos que há boas razões para que, através de um movimento associativo ligado ao teatro e um programa interessante, se recupere a festa", explicou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Autarquia gaiense.
Para encerrar o "mês e meio de festa em Vila Nova de Gaia", a Praça de Natal vai funcionar hoje das 10 às 22 horas e amanhã, das 10 às 20 horas. Esta noite, a celebração da Festa de Reis, na zona ribeirinha, começa com o concerto de Tiago Bettencourt às 21 horas, seguido do espetáculo piromusical "Magnus", com 15 minutos de duração e lançamento na Serra do Pilar e Ponte Luís I, a partir das 22 horas. "Será uma oportunidade para todos assistirem a um espetáculo único na cidade e na região", garantiu o autarca.
"Perspetiva é trazer de volta a Gaia uma velha tradição. Será uma oportunidade para todos assistirem a um espetáculo único na cidade e na região"
"É um público muito quente"
Para combater o frio que se prevê para este noite, o concerto de Tiago Bettencourt promete aquecer o Cais de Gaia. E, para isso, o músico conta também com uma plateia "muito quente", que é como descreve o público do Norte. "Conheço o público e é sempre um prazer gigante voltar a Gaia. Fazemos muitos concertos pelo Norte e temos uma boa receção", afirmou o cantor.
Depois de ter lançado o álbum "A Procura" em outubro do ano passado, Tiago Bettencourt prepara-se agora para uma nova digressão. No entanto, o facto de o concerto ser em espaço aberto limitará as escolhas do músico. "Só quando chegar é que sei qual vai ser o alinhamento. É ao ar livre e devemos tocar canções mais antigas e animadas. Também vamos tocar algumas músicas novas, mas não tantas", concluiu.
"Conheço o público e é sempre um prazer gigante voltar a Gaia. O público do Norte é sempre muito bom e muito quente. Temos uma boa receção"