Espaço localizado no Centro Cívico de Gaia serve de montra a pequenos empresários e instituições de solidariedade para divulgarem o seu trabalho
Corpo do artigo
A época natalícia tem também a ver com prendas e solidariedade, sendo que ambas as coisas podem ser compatíveis. É esta ideia que, de resto, está na base do mercado inserido na Praça de Natal de Gaia, situada bem no centro da cidade e da responsabilidade dos Jogos Santa Casa em conjunto com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o Jornal de Notícias e a TSF.
Durante as últimas semanas têm sido várias as pessoas a passar pelo mercado e a aproveitar para adquirir uma lembrança. Com o aproximar da consoada, essa afluência tem-se intensificado e bons motivos para tal não faltam. Neste espaço, que apesar de pequeno é coberto e acolhedor, podem encontrar-se produtos variados como doçaria típica regional, peças de artesanato, de joalharia e bijuteria ou brinquedos feitos à base de madeira. Em cada banca estão representados, basicamente, pequenos negócios ligados ao comércio local. Uma delas, porém, destina-se a organizações de solidariedade social, que se vão revezando ao longo dos dias.
O JN esteve a conversar com os comerciantes do mercado de Natal, que não esconderam a sua satisfação pela oportunidade de promoverem os seus artigos. "As pessoas passam, provam os nossos doces, gostam e nós damos-lhes o nosso cartão", explicou Ana Cunha, uma das proprietárias do Doces de Amor, um negócio de venda ambulante. Na mesma linha, Nádia Ferreira, responsável pelo Nádia Home Art, que produz peças de arte fluida, reconheceu a importância desta iniciativa. "É uma boa oportunidade para divulgar o meu trabalho. Uma vez que não tenho loja física, aproveito este mercado", afirmou a jovem empresária.
Também entre os clientes se nota o agrado com o espaço e com aquilo que ele proporciona. "Isto está muito giro e engraçado. Quem sabe se nos próximos anos a área até não é maior e dura mais tempo para o comércio local ser também mais apoiado", disseram Ângela Murta e Filipe Santos. "É a primeira vez que cá vimos e é um sítio acolhedor, foi uma excelente ideia", opinaram Cláudia e Vera Silva.
Guloseimas várias
Complementar ao mercado de Natal encontra-se um espaço de fun food, logo ali ao lado, onde se vendem guloseimas, como pipocas, chocolates e algodão doce, que fazem as delícias das crianças.
Pai Natal
À medida que se aproxima o dia 25, também as filas junto à porta de casa do Pai Natal aumentam. Os pedidos dos mais pequenos variam essencialmente entre bonecas e jogos de consola.
Últimos dias
Esta edição da Praça de Natal Jogos Santa Casa está a chegar ao fim, mas até lá, quem for ao Centro Cívico de Gaia poderá continuar a usufruir de todos os divertimentos e espetáculos.
Solidariedade com espaço próprio
A banca do mercado de Natal que dá pelo nome de "Casa Solidária" recebeu instituições sociais, como a Cerci Gaia, a APPDA (Associação Portuguesa para o Autismo), a APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) e o CIS (Centro de Inovação Social). Todas aproveitaram para exibir o trabalho comunitário realizado, com as vendas dos produtos - geralmente feitos pelos seus utentes - a reverterem para si. Micaely Rodrigues, que trabalha na parte da creche da CERCI Gaia, contou que "as pessoas ao passar ficam curiosas e têm ajudado nem que seja com pequenas quantias".