"Neste momento de celebração, este é o nosso pequeno contributo para as crianças, muito afetadas pelos efeitos indiretos da pandemia"
Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sublinha o impacto social que iniciativas como a Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia tem no norte do país.
Corpo do artigo
Os Jogos Santa Casa reforçam a aposta pelo quinto ano consecutivo num evento de Natal que é referência a norte do país. A Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia é uma mensagem dos Jogos Santa Casa para os portugueses?
A Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia representa alegria e esperança, sendo já uma tradição nesta época festiva que gostamos de proporcionar às famílias daquela área do País, sobretudo aos mais novos que, como sabemos, vivem esta altura do ano de forma particularmente especial. E é por isso que a edição deste ano é tão importante para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), dando o seu pequeno contributo neste momento de celebração para as crianças, que têm sido muito afetadas pelos efeitos indiretos da pandemia.
Que valores da SCML se podem ver neste evento de Natal?
A SCML tem pautado a sua ação ao longo dos mais de cinco séculos de existência pela proximidade aos portugueses. Uma proximidade que passa por levar às pessoas os valores de união, humanidade e esperança que, além de fazerem parte do nosso ADN, permanecem intactos na missão do dia-a-dia da nossa instituição. A Praça de Natal Jogos Santa Casa resulta, pois, desse compromisso de partilha que temos para com a sociedade.
O que torna a Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia tão especial?
Acima de tudo, a tradição, que já vai no quinto ano consecutivo, de proporcionar alegria e esperança a milhares de famílias que vivem em Gaia e em toda área circundante, numa festa que promove o espírito natalício a todos os que visitam a Praça de Natal Jogos Santa Casa, em particular às crianças e aos mais desfavorecidos.
A Lotaria Clássica é um produto ícone dos Jogos Santa Casa. Qual a importância da sua presença nesta iniciativa?
Desde a primeira extração que a Lotaria se tem mantido fiel à sua missão: as Boas Causas. Celebrar Portugal, os momentos relevantes da cultura portuguesa, mas também as datas especiais, como é o caso do Natal, tem sido uma constante ao longo dos tempos, cujo êxito tem permitido à Santa Casa prosseguir a sua missão, pois as receitas dos Jogos Santa Casa revertem quase na sua totalidade para a sociedade. Por esse motivo, faz todo o sentido incluir a Lotaria Clássica do Natal e de Ano Novo nesta celebração tão especial.