Divertimento é o mais concorrido da Praça de Natal e, como todos os outros, estará disponível até final do mês. Entrada é gratuita e destinada a qualquer idade
Corpo do artigo
Euforia, gargalhadas estridentes, deslizes, escorregadelas e alguns trambolhões. É desta forma que se pode sintetizar o dia-a-dia vivido naquele que é, de longe, o divertimento com maior afluência do Centro Cívico de Gaia: a pista de gelo, onde, além disso, há a realçar uma vertente ecológica que a faz amiga do ambiente e que torna ainda mais especial a Praça de Natal Jogos Santa Casa, uma iniciativa da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o Jornal de Notícias e a TSF.
O JN acompanhou o movimento neste recinto durante uma tarde e pôde constatar o clima de harmonia por lá reinante. Os interessados em patinar são muitos e amontoam-se de modo ordenado pelas imediações da pista coberta, aguardando ansiosamente a chegada da sua vez, numa azáfama que remete para o imaginário próprio da época natalícia. As pessoas vão entrando em grupos de 20, dando depois lugar às fornadas seguintes ao fim de 20/25 minutos. Nesse espaço de tempo, o que se vê são sorrisos estampados na cara dos presentes, que nem as quedas que aqui e ali sucedem retiram.
Não se pense, contudo, que entre os patinadores se encontram apenas os mais pequenos. Vasco Pinto é o principal encarregado do funcionamento desta pista - totalmente gratuita para todos - tratando sobretudo da organização logística. Ao JN, o responsável confirma, precisamente, o cariz intergeracional do espaço: "Temos tido imensa gente por aqui (em especial aos fins-de-semana e feriados) e não são só crianças, uma vez que também os seus pais se divertem muito", afirmou.
Nesta edição, ao contrário do que sucedeu em anos anteriores, a pista de patinagem não é feita à base de gelo verdadeiro, tendo-se utilizado outro tipo de materiais que não obriga a nenhuma espécie de gastos em água e eletricidade. "No ano passado, tínhamos as máquinas a trabalhar dia e noite a fazer gelo real, agora temos uma pista diferente, mas que acaba por ter quase o mesmo efeito", explicou Vasco Pinto.
Espaço em linha com as políticas da câmara
Aquando da inauguração da Praça de Natal Jogos Santa Casa, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, manifestou a sua satisfação pela pista de gelo respeitar a esfera ambiental. "A pista de gelo ecológica é mais um exemplo de que podemos concretizar as mesmas iniciativas, mas de uma forma mais amiga do planeta", afirmou então o autarca. De resto, este espaço enquadra-se numa série de políticas que a autarquia tem levado a cabo a este nível: "Antes da situação que atualmente vivemos, a câmara já havia procurado trabalhar no sentido da sustentabilidade", referiu Eduardo V. Rodrigues.
Outros divertimentos
Para além da pista de gelo, a Praça de Natal Jogos Santa conta com um carrossel francês e um comboio de Natal. Todas estas diversões estarão disponíveis ao público até ao final do mês.
Concertos e teatros
Animação tem sido garantida por cantores conhecidos, como Cuca Roseta e Nuno Ribeiro, ou por peças infantis de teatro de marionetas e fantoches. Nos próximos dias haverá mais novidades.
Mercado de Natal
Pequeno e acolhedor espaço encontra-se recheado de bancas que vendem artigos ligados à pastelaria típica da região, brinquedos feitos à base de madeira ou peças de joalharia e bijuteria.