Praça de Natal regressa a Gaia com diversões e muita magia para oferecer
O espírito natalício já tomou conta do Centro Cívico de Vila Nova de Gaia, em mais uma edição (a sexta) da Praça de Natal Jogos Santa Casa. Esta iniciativa, que começou ontem e se irá estender até ao dia 31 de dezembro, resulta de uma parceria entre os Jogos Santa Casa, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o "Jornal de Notícias" e a TSF.
Corpo do artigo
Conforme já vem sendo habitual, os divertimentos são os protagonistas maiores de um evento que conta igualmente com muita música, animadores, um teatro de marionetas (no dia 3, às 16h), guloseimas e, como não poderia deixar de ser, um Pai Natal com casa próESPECIAL Perímetro do Centro Cívico gaiense encontra-se ocupado em pleno pelas inúmeras atrações da Praça de Natal que deixam todos os visitantes a transbordar de emoção pria e vestimenta a preceito.
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, marcou presença na inauguração e deixou rasgados elogios ao evento: "É um momento de apogeu, até porque a Praça de Natal localiza-se, de facto, em Gaia e serve muito a sua população, mas recebe também dezenas e dezenas de visitas de escolas de toda a região", afirmou o autarca. Após um 2020 totalmen- te condicionado pela pandemia e um 2021 ainda com al- gumas cautelas também nesse capítulo, este ano já é possível celebrar esta qua- dra na sua plenitude. Para Eduardo Vítor Rodrigues, este retomar da azáfama natalícia "é de uma importância enorme".
O edil gaiense não deixou, porém, de res- salvar que "é bom não es- quecer que, atualmente, há gente cujo único ruído que ouve no seu território é o das bombas a cair, o que só deve contribuir para valorizarmos o que temos". Numa linha idêntica, Maria João Matos, diretora de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), referiu que "os tempos têm sido di- fíceis e, por isso, ainda mais sentido faz celebrar o Natal numa praça bem completa e gratuita para todas as famílias que a queiram visitar". Segundo a responsável da SCML, o objetivo é precisamente "proporcionar alegria a todos, cultivando em simultâneo os valores da proximidade, da esperança e da família que, no fundo, são também os valores da Santa Casa".
"Quem sabe para o ano não estamos aqui de novo a celebrar", acrescentou ainda. Com tudo isto, não foi de estranhar o clima de festa e euforia vivido no centro de Gaia e que, com toda a certeza, será a nota dominante das próximas semanas. Algo, aliás, confirmado pelas pessoas presentes. "Estou a gostar muito, até já andei duas vezes no carrossel", disse Diogo Isidoro, um menino de 4 anos, acompanhado por Telma Pousa, a mãe, que garantiu que voltará em breve à praça. Já Gabriel, de 7 anos, delirou com a pista de gelo em que até Bruno Vasconcelos, seu pai, andou. "Só caí uma vez", disse o menino, enquanto o pai fez questão de destacar as "imensas atividades que existem para os miúdos".