"Se conseguirmos proporcionar um momento de refúgio e de distração, a nossa missão está cumprida"
Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, antecipa, com entusiasmo, o regresso tão esperado da Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia.
Corpo do artigo
O Natal é sempre uma época muito especial. Após um ano em que, devido à pandemia da Covid-19, o evento decorreu num formato diferente do habitual, qual o sentimento de voltar a proporcionar este evento aos munícipes?
É um misto de contentamento, saudade e precaução. Estamos, naturalmente, contentes por podermos manter esta parceria com os Jogos Santa Casa e com a Global Media, proporcionando um espaço de Natal à altura da nossa cidade. Saudade, porque já nos tínhamos habituado a este momento e a pandemia "roubou-nos" a possibilidade de manter a tradição e é, por isso, um regresso muito esperado. E, por fim, precaução, porque a saúde e a segurança ainda são preocupações que fazem parte do nosso dia-a-dia e, enquanto entidades organizadoras, temos assegurar que tudo corre bem.
Por que é tão importante para Gaia a organização da Praça de Natal?
Desde o primeiro minuto que este evento é importante para Vila Nova de Gaia. Avançámos, na primeira edição, quase como se de uma experiência piloto se tratasse, e não poderíamos ter ficado mais satisfeitos. A recetividade das pessoas foi muito além das nossas melhores expectativas. Ano após ano, a Praça de Natal enraizou-se no nosso calendário e tornou-se um dos espaços mais visitados no Norte do país nesta altura do ano.
Cinco anos depois, o que é que continua a distinguir esta iniciativa?
O espírito. Não é uma Praça de Natal significativamente grande, mas é única. O espaço é acolhedor. Os jovens que recebem os visitantes sentem a magia deste momento e conseguem transmiti-la com entusiasmo. Passear pela nossa Praça de Natal e ver os sorrisos das pessoas, as famílias de mãos dadas, os risos dos mais pequenos... São momentos verdadeiramente especiais. Fazem-nos sentir que valeu a pena e que valerá sempre a pena pensar "fora da caixa".
Quais são as expectativas para este ano?
As melhores. Sabemos que com os constrangimentos ainda provocados pela pandemia, os cuidados continuam a ser necessários e tudo faremos para garantir sempre a segurança de todos. Mas, por outro lado, temos consciência de que as pessoas aguardam com expectativa por estes momentos. O Natal será sempre uma época muito especial e se conseguirmos proporcionar às pessoas um momento de refúgio e de distração, a nossa missão está garantidamente cumprida.