Divertimento é, de novo, o mais popular da Praça de Natal em Gaia. A entrada, com patins incluídos, é gratuita e dirigida a toda a gente que procure passar uns bons momentos.
Corpo do artigo
A pista de gelo coberta já se transformou num autêntico fenómeno de popularidade no Festival Praça de Natal que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia organiza, no jardim do seu Centro Cívico, em parceria com o Jornal de Notícias e a TSF. Este ano não é exceção e, por lá, podem ver-se inúmeras pessoas das mais variadas idades e nacionalidades. Em comum têm todas a vontade de deslizar pelo ringue e desfrutar de um momento em família, pleno de emoção e, acrescente-se, algumas escorregadelas à mistura.
“Tem havido sempre muita adesão, e de pessoas de várias idades: desde crianças, a adolescentes e adultos”, salienta Daniel Lopes, um dos monitores do espaço que, tal como todas as outras animações da praça, se encontra à disposição do público de forma gratuita. A dinâmica de funcionamento da pista, conforme esclarece o responsável, é simples e permite dar oportunidade a todos de usufruir dela. Os patinadores vão entrando “em turnos de 40 pessoas que ficam 20 minutos lá dentro, a patinar, para depois dar lugar aos seguintes”. A partir daqui, só resta mesmo dar azo à adrenalina e encarar os inevitáveis trambolhões que, segundo garante Daniel Lopes, “acontecem frequentemente”.
Tal como sucedeu no ano passado, esta é uma pista de gelo amiga do ambiente, pois não consome nenhuma espécie de energia elétrica e foi feita à base de materiais sustentáveis, não supondo a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera. Particularidades que, de resto, foram exaltadas por Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, em declarações ao JN. “A pista é feita com gelo artificial, através de uma maquinaria com uma performance ecoeficiente. Trata-se de uma tendência que temos de acompanhar”, notou o autarca. Este divertimento encontra-se disponível até final do evento, no fim deste mês, e a avaliar pela azáfama que tem suscitado, promete continuar a fazer as delícias de miúdos e graúdos.