Eduardo Vitor Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Gaia, destaca o papel que a Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia já conquistou no coração dos munícipes, sendo imperativo manter e adaptar esta iniciativa, especialmente num ano desafiante.
Corpo do artigo
Como está a Câmara Municipal de Gaia a adaptar-se a esta nova realidade com que 2020 nos surpreendeu, nomeadamente no que concerne à Praça de Natal?
Como é do conhecimento geral, Vila Nova de Gaia, desde há três anos, brinda a sua população e os seus visitantes com a Praça de Natal que, ano após, ano, tem atraído a crescente atenção do público, sendo já reconhecida como a grande festa de Natal do Norte do país. Este ano, perante as evidentes condicionantes provocadas pela pandemia de covid-19, e para não sermos palco de aglomerações preocupantes e que vão contra tudo aquilo que temos defendido, o evento não se realiza nos moldes habituais. Mas esperamos voltar em 2021 com toda a magia que a Praça de Natal tem trazido a esta época festiva!
Quais são, então, as principais mudanças e inovações que sublinha na edição deste ano?
Este ano, para mantermos a tradição e proporcionar momentos de alegria à população num contexto tão difícil, estamos a fazer uma Praça de Natal diferente, um evento itinerante e em segurança. Ao longo de dez dias, temos um camião com toda a decoração que a época pede, muita luz e animação a circular pela cidade. O Pai Natal, as mascotes e criações exclusivas estão num cenário encantador itinerante e levam a magia desta época em forma de parada às ruas de Gaia, passando pelas nossas escolas e por todas as freguesias. É a nossa alternativa para assinalar de forma alegre, colorida, divertida e segura esta época festiva.
Esta é também uma edição em que o cariz solidário desta iniciativa vai ganhar uma importância acrescida?
Num momento em que várias famílias enfrentam alguns desafios económicos, esta Praça de Natal, que conta mais uma vez com o importante apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, está a contribuir para um Natal mais feliz, com oferta de um cabaz solidário a 3 mil famílias de Gaia para a sua ceia de Natal, num trabalho feito em articulação com os nossos serviços de Ação Social. Paralelamente, passamos pelos estabelecimentos de ensino do concelho, onde o Pai Natal, em segurança e com todas as medidas de prevenção, distribui pequenas lembranças pelos alunos de Gaia.