Nem a chuva que se fez sentir no passado dia 8 foi um impeditivo para a muita gente que se deslocou, durante a tarde, ao Centro Cívico de Gaia. O motivo era duplo e complementar: visitar a Praça de Natal Jogos Santa Casa e assistir a um concerto solidário e gratuito dado por Cuca Roseta, um dos grandes nomes da música portuguesa.
Corpo do artigo
A iniciativa, recorde-se, resulta de uma parceria entre os Jogos Santa Casa, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o "Jornal de Notícias" e a TSF. Em declarações concedidas ao JN, minutos antes do início do espetáculo, Cuca Roseta destacou a importância de se associar a eventos como este, mesmo que, como é o caso, a agenda esteja sempre preenchida.
"Foi um convite ótimo, a altura do Natal é uma das mais bonitas do ano e fico muito contente por poder estar aqui", afirmou a artista. A fadista fez questão de realçar, igualmente, o calor e a energia do público nortenho. "Costumo dizer que um dos sítios onde mais gosto de atuar é aqui, no Norte. Os artistas são valorizados de outra maneira e são recebidos com carinho, por isso tenho sempre vontade de vir. É espetacular", referiu Cuca Roseta. Na assistência, a satisfação era incontida, com as pessoas a cantarem e mexerem-se de forma entusiasta ao som das músicas mais conhecidas da cantora.
"Estou a gostar bastante, até porque me encontro ligado ao ramo do fado e admiro imenso a Cuca por ser uma referência nacional", disse João Robalinho, um fã confesso de Cuca Roseta e que se fez acompanhar da sua mulher, Bárbara, e da sua filha de 13 meses, Inês. Quem também não escondeu o entusiasmo foram Sérgio Reis, Sónia Sousa e Maria do Céu, três familiares naturais de Espinho que foram até à Praça de Natal de propósito para o concerto. "Viemos para ver a Cuca e é o primeiro concerto a que assistimos dela e antes também demos uma voltinha aqui por este espaço". No fim do dia, todos os presentes regressaram às suas casas com as roupas inevitavelmente molhadas, mas com os corações preenchidos após o animado momento musical.
Para além de algumas das canções mais recentes da fadista, Cuca Roseta não deixou de dar, na sua atuação, o protagonismo à quadra que vivemos. "Há três anos, fiz um disco chamado "Luz de Natal" com músicas que têm a sua base no jazz. Metade do meu concerto terá precisamente alguns temas desse disco, vai ser um ritmo dinâmico e de certeza que teremos um espetáculo muito especial", explicou Cuca. A cantora fez ainda votos de um 2023 em que "as pessoas deem prioridade àquilo que mais importa, que é o amor". Se isso acontecer, garante, "toda a dúvida e ansiedade que existem serão curadas".
MARQUE NA AGENDA
Divertimentos
Até final deste mês, divertimentos como o carrossel, o comboio de Natal ou a pista de gelo ecológica estarão disponíveis gratuitamente para todas as crianças que se quiserem divertir.
Pai Natal
O velho barbudo apresenta-se em grande forma nesta Praça de Natal, estando sempre preparado para ouvir e registar os pedidos dos meninos e das meninas que vão passando pela sua casa.
Mercado de Natal
Na Praça de Natal há um espaço destinado à venda de produtos típicos gastronómicos ou de joalharia. Tem estado ao rubro e há ainda a registar o contributo de associações de cariz solidário.