Cuidar de quem mais precisa, sem esperar nada em troca: eis a essência do espírito natalício. Para Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, essa é também a missão da Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia.
Corpo do artigo
A Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia regressa pelo seu sexto ano consecutivo, um acontecimento de Natal que é referência a norte do país e que oferece diversões gratuitas a quem a visita. Que mensagem gostaria a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa de deixar aos portugueses?
No Natal, reina a esperança, o amor, a partilha e a solidariedade. A minha mensagem é que façamos todos um esforço para prolongar estes sentimentos para lá desta quadra. Se o conseguirmos, seremos decerto mais felizes e estaremos a contribuir para um mundo melhor.
Associamos o Natal ao altruísmo, à solidariedade e à união. Como é que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa se liga a estes valores?
Diria mesmo que estão no nosso ADN. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai fazer 525 anos em 2023 e, desde que nasceu, tem como missão ajudar os mais vulneráveis. Os jogos sociais do Estado têm um papel determinante para conseguirmos alcançar este objetivo, uma vez que as receitas dos Jogos Santa Casa revertem, na sua quase totalidade, para a sociedade, quer através dos serviços da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, quer através do dinheiro distribuído pelos beneficiários.
"A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai fazer 525 anos em 2023 e, desde que nasceu, tem como missão ajudar os mais vulneráveis."
Este ano, há algumas novidades na Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia que se alinham com a situação socioeconómica que vivemos. Um exemplo é a pista de gelo ecológica em substituição da pista de gelo natural. Como é que isto se alinha com os vossos objetivos?
A sustentabilidade e a responsabilidade social são dois aspetos que têm vindo a ganhar expressão na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Nem faria sentido que fosse de outra forma, já que temos como missão trabalhar em prol das boas causas. Estamos totalmente alinhados com a Agenda 2030 das Nações Unidas, que tem, entre os seus objetivos, a promoção da prosperidade e do bem-estar de todos e a proteção do ambiente.
A Lotaria Clássica do Natal e do Ano Novo são símbolos nacionais desta época. O que leva a que também estejam presentes na Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia?
A Lotaria Clássica do Natal e do Ano Novo são já tradições nesta altura do ano. Têm sido passadas de pais para filhos e de avós para netos. Isso enche-nos de orgulho. Por este motivo, faz todo o sentido que estes prémios estejam presentes nesta iniciativa. Desde que nasceu, há quase 240 anos, a Lotaria está associado à esperança e contribui para a nossa principal missão: as boas causas.