conteúdo patrocinado

Aldeias do Xisto: O "X" marca o lugar do tesouro

Aldeias do Xisto: O "X" marca o lugar do tesouro
Produzido por:
Brand Story

Um local de história virado para o futuro, onde o tom escuro da pedra é apenas um vislumbre do tesouro que se esconde nestas aldeias do Centro de Portugal.

Há quanto tempo é que não olha para o céu e o vê estrelado? Há quanto tempo não acorda com o chilrear dos pássaros ou com o sol a entrar pela persiana pela manhã, sem qualquer barulho de carros? Há quanto tempo não se deixa levar pelo Centro de Portugal?

Sustentável, agradável e com um universo por descobrir, a Rede das Aldeias do Xisto proporciona o local calmo para recarregar baterias e absorver tudo o que de bom a natureza tem para oferecer.

Com uma identidade muito própria, as Aldeias do Xisto têm aproveitado para transformar ideias em ações e recursos em valor. A cultura está em constante movimento: da história ao desporto, do artesanato ao design, da ecologia à gastronomia, há muito para descobrir, viver e até investir nas 27 Aldeias do Xisto. Preparado para conhecê-las?

Turismo de Natureza sem igual
Procurar o melhor local para entrar em comunhão com a natureza nestas 27 Aldeias do Xisto é um desafio, mas dos bons. Isto já sem falar nas múltiplas escolhas de atividades que permitem descobrir cada recanto que a região tem para oferecer. Desde o BTT ao Trailrunning, da canoagem à escalada, muitas são as atividades que dão à sua estadia a verdadeira aventura de férias.

O objetivo é só um: ter a cultura de "desporto para todos", com equipamentos de qualidade e muita informação disponível, sendo o destino perfeito tanto para desportistas amadores como profissionais. Se deseja apenas relaxar ou então colocar os limites à prova, tem um trilho à sua medida e serviços específicos para o apoiar.

Não precisa também de se preocupar com o repouso. Mergulhe nas Aldeias do Xisto e descubra alojamentos, restauração e animação turística para todos os gostos, dando-lhe a conhecer as paisagens, sabores, gentes e, sobretudo, os segredos que esta zona da região centro tem para oferecer.

Encontre um local de férias à sua medida, com a garantia de uma experiência assente numa base de comércio justo, com parceiros locais e com tudo a que tem direito para desfrutar ao máximo da região. Com a plataforma Bookinxisto, que agrega diversos serviços sem a interferência de comissões nem intermediários, vai garantir o preço mais baixo do mercado.

Saber fazer com o coração

A identidade não se ganha de um momento para o outro e as Aldeias do Xisto são prova disso. Os ateliers de crafts, universidades, equipas de design e especialistas de áreas sociais são convidados a imergir na realidade das aldeias, criando projetos de Craft+Design. O contexto dos locais inspira os artistas que dão vida a objetos que reinventam a memória, a imagem cultural, os valores do território e o espírito português.

Os projetos Craft+Design+Aldeias do Xisto convocam e agregam, ao redor da natureza e da cultura, áreas como a história, a etnografia, o craft, o design, as artes e ofícios tradicionais, as manualidades e a fabricação digital, a ecologia e o audiovisual, para idealizar e produzir bens e serviços capazes de atrair novas procuras. Para além de enriquecerem a arte do saber fazer, estes projetos criam novas ligações comerciais, estratégicas e afetivas com o território das Aldeias do Xisto.

Dark Sky Aldeias do Xisto - À luz das estrelas
As Aldeias do Xisto são dos melhores locais para observar o céu noturno e voltarmos a ligar-nos ao maravilhamento primordial de ver as estrelas. A Fundação Starlight atribuiu ao Dark Sky Aldeias do Xisto a certificação internacional Destino Turístico Starlight. A par das excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu, esta certificação atesta, também, o compromisso entre as entidades públicas, privadas e científicas, bem como, a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos, amplificada pelo genuíno interesse da comunidade residente. Esta súmula de fatores conforma um novo posicionamento turístico que extravasa a mera observação do céu para se assumir como uma aposta estratégica que concilia o desenvolvimento turístico com a sustentabilidade social e ambiental, transformando, assim, uma aparente fraqueza do território num ativo distintivo de valorização económica e cultural.

Prova de confiança neste cenário são os diversos prémios internacionais ganhos, entre eles o Travelers" Choice Awards, do Trip Advisor, e o World Luxury Hotel Awards. As melhores práticas ambientais e de envolvimento também foram premiadas com o prémio "Oxigénio", para além da certificação internacional de "Destino Turístico Starlight" do projeto Dark Sky Aldeias do Xisto

Quem visita não esquece e quer regressar. As Aldeias do Xisto prometem mais emoção, mais aventura e, de certeza, memórias que perduram ao virar de cada esquina. Só depende de si visitá-las para ter umas férias idílicas.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG