Na altura em que se celebra o Dia da Produção Nacional, Helena Guedes, Diretora Comercial da DIA Portugal, firma o compromisso em aproximar cada vez mais os produtores nacionais dos clientes.
Corpo do artigo
Na DIA Portugal, celebramos o Dia da Produção Nacional com orgulho e entusiamo, seguros de que os lineares das nossas lojas Minipreço são o espelho dessa aposta como parte integrante e fundamental da nossa oferta, pelo que, ouvindo os nossos consumidores e trabalhando de perto com os nossos fornecedores, teremos sempre uma oferta equilibrada, de elevada qualidade e ao melhor preço, que ajude os produtores nacionais e contribua para um consumo responsável, equilibrado e ponderado.
Como insígnia líder no segmento da distribuição alimentar de proximidade, os nossos clientes e os nossos fornecedores são fundamentais para concretizarmos este desígnio. É por isso que, com este enquadramento em mente, temos desenvolvido um trabalho crescente de aproximação a cada vez mais empresários portugueses que se juntam à nossa rede de fornecedores e, neste momento, numa área tão sensível como os perecíveis, que incluem frutas, verduras, pão, carne, peixe e ovos, o nosso acumulado de compras a fornecedores nacionais atingiu os 93,81% no conjunto do ano de 2021 e mantém a tendência nos registos que temos dos primeiros meses de 2022. Mas, não nos ficando por aqui, no restante universo de produtos que disponibilizamos nas nossas lojas, ainda que haja algumas variações em função de categorias específicas, o acumulado de compras a fornecedores nacionais atingiu, no global de 2021, os 81,21%, um número que se mantém nos primeiros meses de 2022.
Com estes números presentes, facilmente concluímos que a representatividade da produção nacional nos supermercados Minipreço é muito forte e iremos continuar a trabalhar para que assim continue. A renovação da nossa marca própria, a forte aposta nos produtos frescos, num conceito de loja de proximidade, que é a razão de ser máxima da nossa insígnia, impele-nos a ter a produção nacional como um ativo indispensável para as famílias que servimos diariamente. E o que a experiência nos diz, fruto de uma intensa auscultação que fazemos aos nossos clientes, é que existe uma crescente apetência pela aquisição de produtos nacionais, principalmente na área alimentar, e que, perante situações idênticas, os nossos clientes optam pelos produtos fabricados em Portugal.
Nesse sentido, temos feito um intenso trabalho com a nossa rede de parceiros para lançarmos cada vez mais produtos nacionais e, um bom exemplo disso, tem sido a capacidade de inovação que temos introduzido na extensa renovação que estamos a fazer nas nossas marcas próprias, com o lançamento de inúmeras novas marcas nacionais com enorme potencial de exportação para as outras geografias onde o Grupo DIA tem operações. Neste momento já renovámos mais de 600 produtos e temos a ambição de renovar mais 1000 no decurso deste ano, com a criação de inúmeras novas marcas nacionais que, estamos certos, serão a escolha preferencial de muitos dos nossos clientes, muitas delas recentemente premiadas com o selo Sabor do Ano, que muito nos orgulha e motiva.