Projeto InteGrar presta um acompanhamento personalizado e contínuo a cada pessoa em situação de sem abrigo, trabalhando a prevenção e combatendo a reincidência.
Corpo do artigo
O projeto InteGrar foi aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020 e está a ser promovido pela Câmara Municipal de Gaia, em parceria com a Gaiurb, a delegação de Gaia da Cruz Vermelha Portuguesa e a Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES). O seu objetivo passa por dinamizar um projeto de acolhimento, integração e inclusão da população em situação de sem abrigo (PSSA) do concelho. O Norte 2020 financia, através do Fundo Social Europeu (FSE), 85% do investimento (135 mil euros), suportando o Município e os demais parceiros os restantes 15%.
Pretende-se uma resposta integrada de acompanhamento, trabalhando a prevenção e uma intervenção especializada com vista à reinserção social e profissional
Contemplado no InteGrar, foi inaugurado em maio deste ano o espaço drop in, um local onde as pessoas em situação de sem-abrigo encontram respostas, orientações e, muitas vezes, um simples abraço. Este espaço, localizado na Praceta Fonte do Casal (próximo à Águas de Gaia, EM), assegura uma resposta diurna, de convívio, lazer e atividades lúdico/didáticas. Garante também um período de socialização que potencia a procura dos serviços, o acesso a informação sobre os recursos existentes na rede social, bem como o acesso a bens de primeira necessidade e a kits alimentares. Neste espaço realizam-se, paralelamente, ações de capacitação e empregabilidade e um programa de treino de competências para a vida, promovido pela Cruz Vermelha Portuguesa. Aqui são trabalhadas competências socioemocionais, com especial enfoque ao nível de gestão de atividades da vida diária. Também em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, com a colaboração do IPAV (Instituto Padre António Vieira), são desenvolvidos grupos de entreajuda na procura de emprego. Por fim, na vertente da capacitação e empregabilidade, há ainda uma parceria com a Escola Oficina.
Através deste conjunto de ações, pretende-se uma resposta integrada de acompanhamento, trabalhando a prevenção e uma intervenção especializada com vista à reinserção social e profissional e o combate à sua reincidência. O projeto presta um acompanhamento personalizado e contínuo a cada pessoa, com o objetivo de promover a autonomia, a responsabilização, o empoderamento e a inclusão social. Esta inclusão assentará no plano individual, mediante a motivação, as aspirações e os desejos pessoais, promovendo competências pessoais, sociais e de empregabilidade.
Além do espaço drop in, o projeto InteGrar contempla outras ações. No âmbito das atividades lúdicas, já decorreu uma visita à Torre dos Clérigos, sendo que, dependendo da vontade do público-alvo, pretende-se que as atividades culturais se realizem uma vez por mês. No espaço drop in são ainda garantidas duas refeições: o pequeno-almoço e o lanche. Fora isso, os programas de voluntariado de entrega de refeições noturnas acontecem às segundas e às terças-feiras. A saúde também é uma preocupação e, por isso, foram já realizados rastreios oftalmológicos, estando ainda previstas ações idênticas ao nível dos tratamentos e próteses de saúde oral.
Ao longo dos últimos anos, o Município de Vila Nova de Gaia tem promovido o acesso a habitação social e implementado medidas de política social, ao nível da emergência social e do apoio ao arrendamento, com comparticipações da renda, promovendo, assim, a manutenção da habitação e prevenindo o aparecimento de situações de pessoas em situação de sem abrigo.