"Com esta iniciativa queremos dizer que recuperar um sorriso pode significar resgatar uma pessoa, ou até mesmo uma família"
A importância da saúde oral está cada vez mais presente no nosso dia a dia. E é precisamente a pensar nela que surge um projeto que promete ajudá-lo a voltar a sorrir. A iniciativa é da clínica S. Tiago Medical Center e hoje é o dia de a ficarmos a conhecer um pouco melhor.
Corpo do artigo
A clínica S. Tiago Medical Center, localizada em Santa Maria da Feira, nasceu em 2005, fruto de uma história de amor que começou ainda em tempos de faculdade. Pedro Santos Silva e Leocádia Ribeiro, ambos médicos dentistas, decidiram arriscar pelo mundo dos negócios próprios e a decisão não poderia ter sido mais acertada. 15 anos depois, a clínica é um verdadeiro sucesso junto dos seus pacientes, disponibilizando especialidades como a Cirurgia Oral, Dentisteria, Endodontia, Implantologia Oral, Odontopediatria, Ortodontia, Prótese fixa e Prótese Removível. Com um ambiente familiar e de olhos postos no sorriso de quem por lá passa, foi em 2020 que Pedro e Leocádia decidiram retribuir aos seus pacientes todo o reconhecimento que sempre lhes foi atribuído. Foi assim que nasceu o projeto "Voltar a Sorrir". Com esta iniciativa, a clínica pretende devolver o sorriso a 15 pessoas, reforçando assim a importância de uma saúde oral cuidada e em dia.
Para começar, como surgiu a ideia do projeto "Voltar a Sorrir"?
A ideia surgiu no ano passado aquando das comemorações dos 15 anos de existência da clínica, mas devido à pandemia tiveram de ser adiadas. Mas mantínhamos a vontade de fazer algo para assinalar a data e, foi assim que surgiu a ideia de "devolver" à sociedade o reconhecimento do nosso trabalho. Assim, e apesar da situação pandémica, a clínica tomou a decisão de promover 15 tratamentos dentários a pessoas que morem na região geográfica onde se encontra a clínica, sendo que 12 dos casos serão selecionados através do tecido empresarial e os restantes 3, serão casos sociais identificados pela clínica. Este projeto terá início em finais de 2020 e terminará em julho de 2021, altura em que serão divulgados todos os casos já reabilitados. Importa ainda referir que sendo uma iniciativa de elevada importância foi estabelecida uma parceria fundamental com o parceiro Zircon Medical, uma multinacional de implantes cerâmicos que aceitou de imediato fazer parte do projeto, por considerar que o mesmo irá transformar vida destas 15 pessoas e as suas famílias.
A clínica vai oferecer 15 tratamentos a 15 beneficiários. Qual foi o critério para a escolha deste número? Está de alguma forma relacionada com os anos de trabalho e de existência da clínica?
Sim, decidimos reabilitar o sorriso de 15 pessoas, na verdade corresponde um sorriso por cada ano de existência da clínica, sendo que 12 dos casos são oriundos do tecido empresarial e os restantes 3 serão casos sociais identificados pela clínica.
O que fizemos foi contactar com o tecido empresarial da região para apresentar esta missão ambiciosa e, ao mesmo tempo, perceber o seu interesse e a disponibilidade para integrar este projeto.
Como funcionará o processo de escolha dos 15 pacientes?
Para que este projeto alcance o sucesso desejado, solicitámos o contributo do tecido empresarial da região, pois consideramos que cada empresa conhece melhor quais os colaboradores que devem e precisam desta oportunidade. O processo de seleção dos colaboradores é da inteira responsabilidade de cada empresa, que define internamente os critérios de inclusão no projeto. Depois de selecionados, os colaboradores fazem uma primeira consulta na clínica, onde são avaliados em termos clínicos para perceber que tipo de tratamento terão de fazer para "voltar a sorrir".
A importância da saúde oral tem sido cada vez mais reconhecida. Acredita que este projeto poderá contribuir ainda mais para essa consciência?
Acreditamos que os 15 casos que vamos trabalhar são um pouco o reflexo do que se passa na sociedade, embora seja importante reconhecer que a sociedade está mais desperta para a necessidade de uma boa saúde oral, mas nem sempre as condições familiares e financeiras o permitem.
Não temos dúvidas que uma boa saúde oral está associada à educação e, portanto, este é um trabalho que temos de fazer todos os dias, para que as gerações futuras tenham uma boa dentição desde o nascimento até ao final da vida. Com esta iniciativa "Voltar a Sorrir" acreditamos que a partilha destas histórias reais possam passar a mensagem de que vale a pena acreditar em sonhos, mas também que não devemos descurar a questão da saúde. A maioria dos casos que integram estes projetos são pessoas jovens em idade ativa, que têm a sua vida pessoal e autoestima comprometidas, porque não conseguem sorrir por vergonha. Com esta iniciativa queremos dizer que recuperar um sorriso pode significar resgatar uma pessoa, ou até mesmo uma família.
Se tivesse de definir a clínica, e o trabalho desenvolvido pela mesma, em 3 palavras, quais seriam?
Eu diria que as três palavras que podem definir a nossa clínica são Confiança, Trabalho e Paixão.
Paixão, porque todos os dias gostamos do que fazemos. Gostamos de conhecer cada paciente, a sua história, as suas angústias. Passamos muitas horas com o paciente que, quando se senta na cadeira, sabe que há uma equipa de profissionais que gostam do que fazem e só assim faz sentido.
Confiança dos nossos pacientes que ajudaram no crescimento sustentado da clínica. É fundamental criar uma relação de confiança com todos os intervenientes, desde os nossos parceiros aos nossos colaboradores, às nossas famílias e claro, aos nossos pacientes que continuam connosco ao fim destes anos. A fidelização dos nossos clientes representa tudo isto: trabalho, confiança e paixão. Só podemos estar gratos pela equipa de trabalho que temos e pelo percurso que percorremos e vamos continuar a percorrer.
Para finalizar, o que é que distingue o "sorriso" da clínica S. Tiago Medical Center das demais?
A felicidade dos nossos pacientes é o nosso cartão de visita. Cada sorriso que construímos, é uma conquista. Todos os dias trabalhamos para fazer mais e melhor. Não estamos preocupados em distinguirmo-nos do mercado, o nosso foco está em cada paciente que nos procura e que quer ter uma resposta personalizada e de qualidade. No nosso dia-a-dia, mantemos o objetivo de ser uma organização credível e reconhecida, razão pela qual cada procedimento é encarado como valor acrescentado na vida de cada paciente.