Programa municipal tem como foco a prevenção das doenças mentais e a promoção da saúde da população gaiense.
Corpo do artigo
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a Saúde consiste num "estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente na ausência de doença". Tendo esta definição clara, a Câmara Municipal de Gaia lançou o Programa Municipal de Apoio à Saúde Mental - FelizMente - , assumindo que a prevenção e a promoção são os focos centrais de atuação, e não apenas a intervenção em situações de crise e de doença.
Este projeto conta ainda com atividades para a infância, adolescência e juventude, bem como para pais e educadores, e para a terceira idade.
Para os mais novos vai realizar-se um «Emocionário» (dicionário de emoções) por parte das crianças a frequentar o pré-escolar de cada estabelecimento do concelho, para posterior exposição pública.
Para as crianças e jovens serão dinamizados workshops de diferentes níveis de ensino, por forma a promover a literacia relativa à saúde mental junto da comunidade, a prevenção e combate do bullying, com o objetivo de promover contextos educativos mais seguros e igualitários.
O projeto conta com atividades para a infância, adolescência e juventude, bem como para pais e educadores, e para a terceira idade
Será criado um grupo de desenvolvimento de competências parentais "Pais reais precisam-se!", que pretende capacitar pais e todos os educadores de forma geral para uma atuação parental assente no respeito mútuo, com vista a educar crianças felizes, resilientes e capazes de agir num mundo em transformação.
Para os mais idosos, será incentivada a troca de correspondência entre idosos e adolescentes. Pretende-se, como forma de promoção das relações intergeracionais, fomentar a troca de correspondência entre crianças dos 2.º e 3.º ciclos, e idosos, estejam eles institucionalizados ou na comunidade.
