Gaia continua a reconhecer o esforço de jovens estudantes e atletas
Desde 2018, já foram atribuídas 75 bolsas Ricardo Quaresma com o principal objetivo de valorizar o percurso, a paixão e a entrega dos jovens de Vila Nova de Gaia.
Corpo do artigo
Os desempenhos escolares e desportivos dos jovens gaienses são reconhecidos pela Câmara Municipal de Gaia desde 2018, através da Bolsa Ricardo Quaresma. Destina-se a jovens entre os 12 e os 14 anos de idade que obtêm bom aproveitamento académico e desportivo nas mais distintas modalidades.
A Bolsa Ricardo Quaresma surgiu com o principal objetivo de valorizar o percurso, a paixão e a entrega dos jovens de Vila Nova de Gaia. A autarquia uniu-se ao avançado internacional português Ricardo Quaresma para lançar uma bolsa de mérito escolar e desportivo, promovendo o sucesso escolar, estilos de vida saudável e uma cidadania ativa. Em cada ano letivo são reconhecidos os 15 jovens que apresentem as melhores conjugações de resultados escolares e desportivos.
A autarquia reconhece, desde há muito tempo, que a conciliação de uma formação escolar de excelência com a prática desportiva extracurricular, escolar ou mesmo federada, em simultâneo, nem sempre é fácil, revelando-se, por vezes, uma tarefa de enorme exigência para o quotidiano dos jovens alunos desportistas e das respetivas famílias.
A bolsa tem um valor monetário de 500 euros, integralmente financiado pelo Município, e "é o reflexo da diversidade de modalidades praticadas no concelho e que vai muito além do futebol", defendeu Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia. Desde a primeira edição, chegaram à autarquia 341 candidaturas que, após a avaliação dos resultados escolares e desportivos, resultaram na atribuição de 75 bolsas.
Desde a primeira edição da Bolsa Ricardo Quaresma que o atleta internacional português marca presença na cerimónia de entrega das bolsas, mesmo que de forma virtual
Podem candidatar-se estudantes que residem em Gaia há pelo menos dois anos; estejam matriculados num estabelecimento EB 2/3 do concelho; tenham uma média não inferior a 60%; tenham tido aproveitamento escolar nos dois anos letivos anteriores; não recebam outra bolsa; estejam inscritos numa modalidade elegível de desporto extracurricular e tenham participado numa competição desportiva, escolar ou federada, com classificação não inferior ao quinto lugar. As candidaturas podem ser apresentadas pelos encarregados de educação, pelo diretor do estabelecimento de ensino ou mesmo pela direção da associação desportiva representada em competição pelo aluno.
Desde a primeira edição da Bolsa Ricardo Quaresma que o atleta internacional português marca presença na cerimónia de entrega das bolsas, mesmo que de forma virtual, para congratular e incentivar os jovens a prosseguirem com um estilo de vida saudável, aliando os bons resultados escolares com os desportivos. "É um prazer enorme entrar neste projeto e quero, desde já, agradecer ao Presidente e à Câmara Municipal de Gaia por me darem esta oportunidade de ajudar estas crianças e jovens a alcançarem os seus objetivos", disse o atleta, por ocasião de uma das cerimónias. Aproveitou também para deixar uma mensagem positiva aos pais e jovens, reforçando que, por muito difícil que seja o caminho, o importante é lutar e esta bolsa é um incentivo.
Por sua vez, para Eduardo Vítor Rodrigues, "a bolsa tem a particularidade de não ser apenas para jovens ligados ao futebol. O Ricardo Quaresma representa, deste modo, o verdadeiro espírito da formação desportiva", salientou, acrescentando: "O importante é acreditar em cada jovem desportista, mesmo que nem todos atinjam o nível do Ricardo Quaresma". Este prémio não é apenas para o jovem talento, mas sim para todos os que estão por detrás do seu sucesso, sejam eles professores, dirigentes dos clubes ou pais.
