São feitos à medida do cliente, reduzem a probabilidade de infeção e permitem uma cicatrização rápida. O futuro da implantologia já é presente.
Corpo do artigo
Os números indicam que a maioria dos portugueses tem falta de dentes naturais, tendo perdido entre seis ou mais dentes. Bem sabemos que a saúde oral tem influência direta na nossa saúde em geral. Mas, hoje em dia, já existem no mercado implantes dentários que são em tudo semelhantes aos dentes naturais, pois permitem, a quem os coloca, ter uma vida normal, desde beber e comer todos os alimentos, mastigando-os bem e desfrutando de todo o seu sabor. Os implantes dentários são simples de colocar e, em poucas horas, o paciente tem muitas razões para voltar a sorrir e recuperar a sua autoestima, mas sobretudo a sua qualidade de vida.
Graças à investigação feita ao longo dos tempos, tem sido possível desenvolver implantes com diferentes tipos de materiais, que permitem uma melhor resposta às necessidades do paciente, sobretudo ao nível da peri-implantite que, na verdade, é uma condição patológica que ocorre nos tecidos à volta dos implantes dentários, caracterizada pela inflamação no tecido conjuntivo peri-implantar e perda progressiva do osso de suporte.
Apesar de em Portugal não existirem estudos, calcula-se, de acordo com estudos internacionais, que a peri-implantite afete entre 17 e 77% dos indivíduos cuja reabilitação foi feita com implantes de titânio, num total de 10 a 43% dos implantes colocados. Perante estes números, o que se pode fazer? É necessário definir com mais cuidado os pacientes candidatos a implantes? Que implante deve escolher?
O que se sabe, baseado na experiência profissional, é que a falta de uma boa higiene oral e a falta de consultas regulares ao dentista podem justificar o aparecimento de peri-implantite que, sendo uma doença infeciosa, a sua principal causa é a placa bacteriana. Mas, havendo um cuidado diário por parte do paciente, assim como idas regulares ao dentista, é possível dizer que as infeções reduzem drasticamente, aumentando a segurança e a longevidade dos implantes dentários.
No mercado existem os implantes de titânio e os de zircónia, sendo os primeiros mais conhecidos, pois foram desenvolvidos há várias décadas. Mais recentemente surgiram os de zircónia, mas ambos são biocompatíveis, isto é, são materiais aceites pelo organismo humano, que não provoca a rejeição de um corpo estranho.
De acordo com estudos científicos internacionais, os implantes de cerâmica (zircónia) podem representar a melhor opção para quem tem alguma predisposição para desenvolver infeções, uma vez que estes implantes, devido ao material que os constitui, podem reduzir de forma considerável o aparecimento de peri-implantite.
Na verdade, o sistema de implantes cerâmicos Patent™ é a mais recente solução dentária, que tem como principal vantagem o facto de serem feitos à medida das necessidades de cada paciente. Esta personalização é uma mais-valia, mas há ainda a acrescentar que esta nova solução - Patent™ Implant System - permite uma biointegração segura, possibilitando que os tecidos moles e duros permaneçam estáveis e saudáveis a longo prazo. Com este sistema de implantes de duas peças é possível obter um selamento do tecido mole, que protege o osso, reduzindo a perda óssea marginal. É de realçar que esse selamento diminui a probabilidade de peri-implantite a longo prazo, uma vez que o implante em zircónia acumula menos placa bacteriana, comparativamente com outros materiais de implantes existentes no mercado.
Mas, este inovador tratamento apresenta outros benefícios, como a rapidez na cicatrização e na formação óssea. Com este sistema de implantes, todo o processo fica simplificado e o resultado surpreende: um sorriso branco, com ar natural e duradouro.
Estes fatores levaram a clínica S. Tiago Medical Center a trazer para dentro de casa esta solução, que representa uma nova resposta com qualidade e segurança. De referir que a clínica procura oferecer os melhores tratamentos para os seus pacientes, razão pela qual existe uma aposta constante na inovação e formação, dois elementos importantes, que garantem a qualidade, tantas vezes comprovada pelos pacientes.
Neste sentido, a S. Tiago Medical Center é atualmente a clínica em Portugal com mais experiência na colocação de implantes Patent™, um tratamento que já mudou a vida de vários pacientes, pelas mãos do Dr. Pedro Silva.
Para quem quer um sorriso saudável e duradouro, com menor risco de infeção, pode optar pelo Patent™ Implant System, sendo que é recomendável uma consulta na clínica S. Tiago Medical Center, com o Dr. Pedro Silva, para obter mais informação sobre este tratamento.
Ter um sorriso bonito, mas sobretudo saudável, é um processo que deve ter o contributo de todos, do paciente, da família e da equipa de profissionais da clínica S. Tiago Medical Center.